© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

5 coisas que o futebol nos ensinou além do esporte


Quando pensamos em futebol, sempre lembramos de grandes jogadores, estádios cheios e jogos inesquecíveis. Mas, se formos fazer uma análise mais funda, o que o futebol pode nos ensinar para a carreira?

As lições que o esporte traz vão desde o trabalho em equipe até a busca por resultados. Confira abaixo:

1) Trabalho em Equipe: Quando falamos de futebol, sempre pensamos em times, e isso fica muito claro quando vemos um jogo. Não adianta de nada ter um jogador sensacional, se o time não corresponde. Isso também vale para o mundo de empresas. O time vale mais que um super talento individual e consegue alcançar resultados que, se fossem ser buscados de maneira individual, provavelmente não seriam alcançados.

2) Sinergia: Além de ter um time bem unido, é importante que todos saibam o que o companheiro vai fazer. Quantas vezes vimos gols e jogadas que pensamos que os jogadores já sabiam onde o outro estaria mesmo sem vê-los ou algo do tipo? O nome disso é sinergia e é fundamental também para uma empresa. Saber o que seu companheiro está fazendo e fará ajuda a economizar tempo em algumas atividades, ser mais produtivo e alcançar resultados de forma eficiente.

3) Atitudes erradas são punidas: No futebol, nem tudo é beleza. Vemos cada falta que é cometida que dá até medo do lance. Para tal atitude, há a punição via cartões. No mundo corporativo também é assim. Atitudes que vão contra regras da empresa são punidas e podem variar desde uma advertência oral, uma advertência escrita (cartão amarelo) ou pode culminar no desligamento ou demissão (cartão vermelho).

4) Resultados alcançados devem ser comemorados: Não importa se é um gol, uma vitória ou um título, sempre gostamos de ver comemorações – ainda mais quando são do nosso time. Pra vida em uma empresa isso também se aplica. Comemore sempre que bate ruma meta anual ou mensal, comemore quando fechar um grande projeto ou entregar um o mais próximo possível da perfeição. E, assim como no futebol, use a criatividade na hora de comemorar. Não há regra sobre o que deve ser feito, apenas comemore!

5) Respeite sua história: Na hora de discutirmos futebol com amigos no bar ou qualquer outro local, sempre usamos argumentos que nos remetem ao passado. Faça o mesmo na sua empresa. Relembre fatos grandiosos, não deixe as conquistas passadas se perderem no tempo e, assim como nossos pais e avós fizeram, passe isso aos novos membros da família (sua empresa).