© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

4 passos para impulsionar seu negócio


Os 4 Ps do Marketing são um conjunto de estratégias formado pelas variáveis Preço, Praça, Produto e Promoção. Ele geralmente é utilizado para influenciar a relação da empresa com o cliente e com o setor em que está inserida e é uma ótima ferramenta para impulsionar o seu negócio.

1) Conheça seu produto: Para escolher a melhor forma de vender seu produto é preciso conhecê-lo intimamente, entendendo suas forças e fraquezas. Por exemplo, uma empresa que vende picolé deve entender que seu produto apresenta picos na demanda, sendo o verão a época de maior venda. Além disso, para realizar a oferta eficiente, é necessário ter uma estrutura de refrigeração constante.

2) Analise sua praça: Uma boa localização é essencial para o bom desempenho de uma empresa. Então, antes de abrir seu negócio busque sempre obter informações sobre os possíveis locais de instalação e, se você já está inserido no mercado, esteja sempre atento às mudanças no espaço e no círculo social em que está inserido. Vise fatores como demanda, concorrência, distância dos fornecedores e dos clientes e sempre balanceie aspectos positivos e negativos. Por exemplo, para uma loja de suplementos alimentares, instalar-se em um ponto rodeado de academias será benéfico ao negócio, já que as duas empresas oferecem itens complementares.

3) Estude o seu preço: O preço é o fator que mais chama a atenção no mercado e portanto, é a relação mais direta entre a empresa e o consumidor. Existem várias estratégias de cobrança do preço, e cabe ao ofertante compreender qual se encaixa melhor com seu público, qual a melhor forma de entrar no mercado com um novo produto e a que consegue render uma boa margem de lucro.

Os preços psicológicos, aqueles que usam os 99 centavos, por exemplo, são muito utilizados para chamar a atenção do cliente. O comprador tende a gravar o número da esquerda para a direita, ou seja, costuma considerar um bem que custa 29,99 reais como um produto na faixa de 20 reais e não de 30.

4) Entenda sua promoção: A promoção nada mais é que uma estratégia de divulgação do produto. Cabe a ela relacionar o preço ao produto e, assim, demonstrar a vantagem da aquisição. Hoje em dia o Facebook tornou-se um excelente meio de comunicação, principalmente entre os jovens. Então, para uma loja de roupas teens, por exemplo, a divulgação através desta ferramenta alcançaria muitos consumidores potenciais.