© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

4 situações que podem ser resolvidas com um Valuation


Em muitos momentos, dar o próximo passo para o seu negócio pode ser uma grande dor de cabeça. E esta pode ser ainda maior caso envolva mensurar qual o valor de mercado que a empresa possui. Para sanar tal problema, recomenda-se a realização de um Valuation. Mas, afinal, o que é um valuation? Valuation pode ser entendido, segundo a Endeavor, como o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo. Porém, ainda que usando modelos quantitativos, ainda há um pequena dose de subjetividade de quem realiza, principalmente, na hora de definir as variáveis dos modelos e histórico de dados usado. Por este motivo, o valuation é um serviço de mão-dupla, pois depende de queme está realizando o estudo e a percepção do mercado acerca do trabalho.

Após essa explicação inicial sobre o que é o Valuation, vamos às situações práticas que podem ser solucionadas com a realização deste serviço:

1) Quero vender meu negócio

Uma das principais situações que o Valuation é requisitado é quando algum empresário deseja vender a própria empresa, seja por motivos de aposentadoria, crise ou qualquer outro motivo. Nesta situação, o projeto serve para passar mais credibilidade ao comprador, pois há um método quantitativo que comprova o valor de mercado da empresa. O resultdo, neste caso, pode ser bem impactante, pois, dependendo do valor obtido, pode ser que seja desinteressante para o vendedor, pois há a possibilidade do resultado financeiro pode ser um valor abaixo do que o valor pelo qual a empresa foi previamente comprada.

2) Quero comprar um empreendimento

Situação mais corriqueira e famosa pelo qual o valuation é demandado, desde compra de pequenas empresas como compras de grande corporações por outras, como a compra da Yahoo pela Verizon (http://oglobo.globo.com/economia/negocios/verizon-compra- yahoo-por-us-483- bilhoes-19778618). Nesta situação, o comprador, em acordo com o dono do estabelecimento desejado, demanda o valuation para saber qual valor de mercado deve ser pago, de modo que nenhuma das duas partes seja ou muito beneficiada ou muito prejudicada. Embora seja bem parecida com a situação #1, esta é vista pela ótica do comprador e pode ter várias interpretações dependendo dos resultados obtidos. Por exemplo, pode ser que não haja a compra, caso o valor futuro da empresa não seja o esperado pelo comprador.

3) Quero saber o valor de mercado da minha empresa

Uma situação que não envolve compra, mas que não é tão rara é a pessoa fazer o Valuation da própria empresa a título de conhecimento do valor de mercado que essa possui. Embora, possa parecer um movimento despretensioso, tal ação pode ser bem estratégica.

Com a noção de quanto vale a empresa no mercado, fica mais fácil pro cliente abrir a empresa na bolsa, pois terá uma real noção de quanto valerá cada parte da empresa quando for vender para acionistas, por exemplo. Ou ainda pode mostrar o valor de mercado que a empresa possui junto com outras informações importantes que podem ser obtidas através de uma Pesquisa de Mercado, por exemplo, para mostrar o quão favorável a empresa pode ser para um investidor ou para um novo sócio do estabelecimento.

4) Tenho uma Startup e preciso de investidores

Em um projeto deste tipo, o principal intuito é determinar o quanto que a startup precisa de capital para subir em nível de maturidade e melhorar cada vez mais ou, em outras palavras, o valor de mercado que teria para aumentar sua maturidade, considerando os processos de MVP a serem feitos e custos com operacionalização.

Com relação a este projeto, algumas considerações devem ser feitas:

  • Por tratar-se de um setor com muito risco de mortalidade precoce de empresas, os agentes tendem a utilizar taxas de desconto mais elevadas de modo a considerar os riscos do projeto;

  • Investidores tendem a apostar somente nas startups que tenham alto potencial de retorno para que as startups que derem certo cubram os custos que tiveram com as que não deram.

Considerando tudo isso, o Valuation torna-se essencial para que investidores tenham mais segurança em investir no seu negócio, compradores tenham mais confiança no processo de aquisição da empresa e vendedores não sejam lesados ou oportunistas no processo de venda. Porém o mais importante é você conhecer os todos aspectos de seu negócio para que saiba como apresentá-lo de modo a identificar qual aspecto ele considera mais importante e saber utilizar isto em apresentações e/ou negociações.