Como o Marketing Digital pode alavancar suas vendas


Foi-se o tempo em que marketing era sinônimo de entregar panfletos aleatoriamente na rua. Atualmente, existem diversas áreas distintas, ferramentas importantes e técnicas complementares que podem ser aplicadas por qualquer negócio para ajudar a alavancar suas vendas e diminuir os custos com propaganda e prospecção de clientes.

Confira algumas dicas da Opção Consultoria abaixo e, se continuar com dúvidas, clique aqui para conhecer o escopo do nosso plano de marketing ou aqui para entrar em contato conosco e marcar uma reunião de avaliação gratuita!

1- Digital é mais barato:

Enquanto existe um processo trabalhoso e caro por trás do marketing “offline” – que vai desde a contratação de um designer para desenhar os panfletos até a entrega dos materiais por empresas especializadas - as diversas opções de plataformas digitais oferecem um serviço completo de forma quase sempre gratuita.

Você não paga nada para criar e alimentar sua página no Facebook e ainda pode veicular anúncios na rede por apenas um real a cada dia, por exemplo. No Google AdWords, você também pode criar propagandas, definir um orçamento máximo para suas campanhas e escolher se quer pagar por clique, por exibição ou por busca. Isso sem contar as diversas ferramentas gratuitas para a criação de sites profissionais (como o Wix e o WordPress, referências no mercado hoje), que ajudam a posicionar uma empresa e dar credibilidade ao seu trabalho sem afetar o orçamento.

2- Segmentação é a chave do sucesso:

Imagine-se recebendo um panfleto qualquer na rua, enquanto espera o ônibus pra casa ou toma um sorvete. Agora imagine-se pesquisando sobre peças de carros no Google e recebendo um link que te leva a um site de descontos exatamente com o acessório que você estava procurando em promoção: essa mágica chama-se segmentação, uma das grandes chaves do marketing digital.

Enquanto, no marketing offline, geralmente busca-se volume (quanto mais gente for impactada, mais gente vai procurar a empresa e comprar), no marketing online é possível escolher quem vai receber seu anúncio, definindo desde questões mais gerais (idade, sexo, local onde mora, etc.), até características mais específicas (sites que visita, renda familiar e programa de TV favorito). Tudo isso é possível graças às bases de dados que os algoritmos das plataformas coletam e armazenam enquanto nós usamos nossos perfis.

Além disso, fazendo um link com o tópico anterior, vale citar: segmentando seu anúncio, você só gasta dinheiro com quem é um cliente em potencial de verdade. Ao invés de ter que ganhar no volume, o que custa caro, você escolhe o seu público-alvo ideal e consegue impactar apenas as pessoas dentro desse espectro. Vale a pena, né?

3- Conteúdo conquista e fideliza:

O conteúdo que alguém recebe antes ou depois de comprar o seu produto faz parte da relação com o cliente e é extremamente importante para mantê-lo fiel à sua empresa. Quando você trabalha com marketing digital, é mais fácil fazer com que a experiência do seu público não comece e nem termine apenas no momento da venda.

Alimentar páginas e perfis nas redes sociais é a melhor opção para isso. Com os custos baixos (ou zerados) e as opções de segmentação que detalhamos anteriormente, criar um cronograma de publicações regulares e lógicas é quase uma tacada certa para manter todos informados sobre as vantagens do seu produto e manter o impacto constante no público-alvo.

DICA BÔNUS: métricas são importantes!

Mais um grande diferencial das redes sociais para o marketing digital em relação ao marketing offline é a possibilidade de mensurar resultados de forma mais completa e efetiva. Diversas plataformas, como o SocialBakers, o CrowdTangle e a comScore trazer insights e dados importantes sobre o desempenho e a performance de cada página, cada público, cada postagem, entre outros similares.

Ficou com dúvidas? Você pode marcar uma reunião de avaliação do seu negócio sem custo e nem compromisso, entrando em contato conosco por este link ou pelo telefone (21) 2629-9739 em horário comercial. Temos certeza de que a Opção Consultoria pode ajudar!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20