5 Dicas que Podem Mudar a Sua Start-up

Leia esse artigo até o Fim e Aprenda Ainda Hoje o que você Precisa para ter uma Start-up de Sucesso...



Se você chegou nesse artigo provavelmente está querendo descobrir quais os requisitos que as maiores start-ups do mundo, como a Apple e a Google, tiveram para começar seu caminho do sucesso.


Pode até parecer repetitivo, mas alguns erros estão nas coisas mais próximas de você.


Imagine sua empresa a longo prazo, podendo assumir uma grande fatia de mercado, se tornar uma marca presente e, até mesmo, estar na Forbes. E claro, com uma matéria falando sobre seu esforço e jornada no meio do empreendedorismo.


Imagine esse sonho não sendo possível por algumas barreiras como financiamento, legislação, burocracia do governo ou até mesmo uma incerteza no futuro da empresa.


Então, leia esses 5 passos que irão esclarecer as dúvidas e os medos que você tem em se arriscar nesse mundo incerto de start-up!


Passo 1. Validar Ideia



O começo de uma start-up é sempre uma ideia que vai revolucionar e impactar a vida das pessoas, mas você já passou pela situação que você tem uma ideia e 5 minutos depois vê alguma empresa fazendo o que você pensou?! Parece até que eles leem sua mente e a roubam.


Por isso antes de tudo, é importante que você pesquise para saber se alguém já não está fazendo isso. Uma dica, é ir no Google e pesquisar em inglês, pois normalmente os produtos são desenvolvidos primeiro fora do Brasil.


Além disso, não adianta produzir um produto que ninguém quer consumir né!

Mesmo que esse seja incrível, você precisa analisar mercado e a demanda por esse produto. Esse é o primeiro e mais crucial passo para o sucesso de sua empresa. Vender o que querem comprar. (Leia mais sobre Pesquisa de Mercado Aqui!)


Passo 2. Tenha um plano de negócios.



Você pode até ter uma ideia genial, mas ter um Plano de negócios com tudo que sua empresa fará, com estratégias, público, produto, preço e todo o manual do que seguir nos próximos anos. É outra coisa.


Um investidor busca o mínimo de risco e o máximo de certeza no lucro que irá retornar, ainda mais uma start-up que é algo novo e de risco. Por isso, quanto mais concreta for sua ideia, maior a chance de conseguir investimento de um Investidor Anjo ou Uma menor taxa de Juros.

Saiba mais sobre planos de negócios!


Passo 3. Estude a Legislação.



Se você alguma vez tentou resolver algo com alguma partição pública, sabe como é lenta e burocrática cada etapa. Muitas vezes, a ideia é perfeita para abrir um negócio, mas existe inúmeras dificuldades para, apenas, descobrir quais são as normas legais a serem cumpridas.

Você quer abrir uma empresa, saber o que precisa e como precisa cumprir, mas não consegue achar respostas, não consegue onde procurar ou a legislação é confusa e fica cheio de falhas e dúvidas?!


Bom, essa é a única etapa que você não vai conseguir mudar, pois depende não de você, mas do Governo. Então a solução é jogar o jogo com as regras impostas. Mas vou te ajudar!

A regra não muda, mas existem maneiras de poupar tempo e cumpri-las!

Além disso, você precisa analisar se sua ideia é viável legalmente ou não. Pois, sem cumprir as leias, um negócio tende ao fracasso e a falência.


Então, se você quiser entender mais como conseguir legalizar uma empresa de maneira fácil. Entre nesse link abaixo!

Saiba mais sobre os Aspectos Legais!


Passo 4. Faça um protótipo!



Se você está elaborando um produto novo, uma ideia genial e inovadora, você precisa saber se as pessoas realmente usariam isso. Pois essa pode ser a melhor ideia do Mundo, mas se você não souber se as pessoas realmente desejam trocar dinheiro pelo produto, você pode gastar tempo e dinheiro em vão.


Por isso, seguindo uma dica do livro Startup Enxuta (recomendo que o leia), você deve não ficar em busca de um lançamento único e perfeito, mas sim de um lançamento inicial, um protótipo, e a partir desse ponto buscar feedback dos consumidores.


Pois apenas com as respostas deles, você será capaz de realmente saber o que eles desejam e ir modulando seu produto final, afim de conseguir engajar seu produto e conseguir maior lucro e impacto no mercado.


Passo 5. Viabilidade Financeira.



Já se fez a seguinte pergunta: “Quanto de capital inicial eu preciso para por a empresa em funcionamento”?


Se sim, acalme-se, essa é uma dúvida que até mesmos os empresários estabelecidos e bem-sucedidos no mercado não conseguem responder de primeira. É necessário um bom estudo de todas as possibilidades e todas as etapas do negócio para isso!


Por isso, sua empresa precisa ter uma boa projeção financeira, pois assim você poderá saber e validar a viabilidade dela.


Deve-se calcular e fazer a contabilidade de qual será o capital inicial, quais serão os retornos a longo e médio prazo, se deve ou não ter retirada de lucros e dividendos, qual o gasto de manutenção e qual será o valor que cobrará no produto para poder ter maior retorno!


Saiba mais sobre planejamento financeiro!


Parece difícil criar uma Start-up né? Realmente, é sim. Mas, todos os grandes empreendedores passaram por dificuldades de nível e áreas diferentes. Imagina qual difícil foi conseguir validar e conquistar o mercado com start-ups como Facebook, Google, Apple, Microsoft. Etc... Todas essas um dia estiveram no seu lugar.


E se você realmente quer um dia chegar num nível a ser reconhecido pelo mercado, ou até mesmo superar essas citadas, você primeiro deve começar.


Mas, claro, sempre tem uma maneira de tornar as dificuldades mais simples! Como? Se você quiser conhecer mais sobre todas essas etapas que eu falei e como superá-las de maneira simples. Vou deixar um link aqui embaixo para você!


Quer mais dicas como essa? Então continue acompanhando nosso blog CLICANDO AQUI!

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20