Análise SWOT: O Guia Completo para analisar seu negócio

Já se perguntou: Quais são os problemas do seu negócio? Que vantagens você tem sobre a concorrência? Quando deve apostar em uma nova estratégia ou campanha?


Se já, tenho certeza que várias respostas diferentes apareceram na sua cabeça. Mas provavelmente com elas, a dúvida: Como organizar isso?

Por isso que nós lhe apresentamos a Análise SWOT. Com essa ferramenta, você será capaz de organizar e detalhar as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades do seu negócio, construindo uma análise estratégica da empresa, que pode:


- Gerar lucro e eficiência

- Identificar e reduzir o impacto das deficiências da empresa

- Mitigar riscos

- Aproveitar cenários

Pronto? Vamos começar!

Pontos Internos da matriz SWOT

Os pontos internos da Matriz SWOT são as forças e fraquezas internas do seu negócio.


Ou seja, são condições ou particularidades do seu empreendimento que geram respectivamente, vantagem ou desvantagem em relação à concorrência.


Reconhecer esses pontos é extremamente importante na hora de desenvolver novas estratégias para sua empresa!

Por exemplo, o Burger King possui refil de refrigerante enquanto a rede MC Donald’s não possui, isso é uma força do BK e uma vantagem que ele tem.


O Bob's por outro lado, por não ter refil, se encontra em desvantagem, o que torna isso uma fraqueza do mesmo.

Aqui mesmo nesse texto nós temos um infográfico que deixa bem claro o que você tem que se perguntar para descobrir suas principais Forças e Fraquezas da SWOT!

Forças

As forças da SWOT são, basicamente, tudo que seu empreendimento tem de bom.


Mas como muitas características podem coincidir com seus concorrentes, é uma boa prática classificar como forças, as vantagens que se aplicam somente à sua empresa, ou que poucas tenham, não seja comum.

Vamos pensar num exemplo: Uma empresa de TV a cabo A oferece o pacote de canais HBO por R$ 60,00, assim como outras duas empresas.


A empresa B, porém, oferece o mesmo pacote por R$ 40,00.


Logo, a empresa B tem uma força, que é o preço mais barato que o mercado.

Fraquezas

As Fraquezas da SWOT são tudo aquilo que seu empreendimento tem de problemático!


Nesse caso não precisa se preocupar com a exclusividade ou raridade das condições da empresa em relação à concorrência, o importante é saber o que precisa mudar!

Outro exemplo! (Gostamos muito de usar exemplos por aqui).

Imagine as mesmas empresas de antes.


A empresa A tem um serviço de atendimento e assistência ao cliente muito bom, enquanto a Empresa B tem muitas reclamações sobre os seus serviços.


Nesse caso, a empresa B tem uma fraqueza presente, o mal serviço de assistência prestado.


Mas ainda que a empresa A tivesse um serviço tão ruim quanto o da outra empresa, isto continuaria sendo uma fraqueza para esta empresa.

Pontos Externos da Matriz SWOT

Os pontos externos da Matriz SWOT são as oportunidades e ameaças externas do seu negócio.


Ou seja, tudo aquilo que o seu empreendimento pode aproveitar ou evitar em relação à fatores externos (Política, economia, mudanças sociais, culturais, tecnológicas, etc).


Afinal, ao elaborar uma estratégia empresarial, é necessário entender não só sobre ela, mas também sobre o contexto no qual ela se encontra.

Digamos que o mesmo Burger King, que citamos no início do texto, quer saber quais fatores podem ser aproveitados, e configuram oportunidades...


A empresa pode estudar novas demandas que surgiram para atender, quais produtos o mercado mais pede, ou que tecnologias ela pode aprimorar.

Por outro lado, para entender o que representa uma ameaça, terão que ser analisados fatores os quais estão afetando a demanda dele, o que atrapalha seu crescimento.


Isso pode englobar desde as condições da concorrência, até questões como a tendência de aumento da preferência por produtos light, ou crises econômicas.

Pode acontecer inclusive, de um mesmo fator ser considerado tanto uma oportunidade quanto uma ameaça, à depender do comportamento do fator em questão e da abordagem que a empresa tomará em relação a este contexto.


Oportunidades

As oportunidades da SWOT são todos os fatores externos ao empreendimento, fora de seu controle, mas que podem ser bem aproveitados em favor do negócio.

Como na seguinte situação:

Imagine uma loja de artigos de moda e de repente surge uma pandemia.


Nesta pandemia, as pessoas começam a procurar máscaras, as quais se tornam acessórios necessários para frequentar ambientes públicos. Aos poucos, torna-se um acessório de moda também, com personalizações e estilos.


Surgiu uma nova demanda, uma grande oportunidade para a empresa aumentar seus lucros com um produto procurado.


Não só isso, a pandemia também acabou restringindo a circulação de pessoas em determinados momentos, aumentando exponencialmente as compras na internet.


Não seria esta a oportunidade perfeita para a empresa ingressar de vez no comércio eletrônico?

Ameaças

As ameaças da SWOT são todas os problemas que podem ser causados por algum fator externo do empreendimento.


Identificar estas ameaças é crucial para prever qualquer problema com antecedência, se planejar, e garantir que não causem transtornos e prejuízos!

No mesmo cenário anterior, identificando as restrições de circulação e o aumento das compras na internet, da mesma forma que pode se revelar a oportunidade do comércio digital, o prolongamento dessa situação não deixa de representar uma ameaça ao modelo de negócios atual da firma.


Ainda...


As compras na internet continuariam ocupando o espaço das compras presenciais quando tudo isso acabasse?


Essas seriam com certeza, ameaças para a empresa.

Mas afinal: Como criar a Matriz SWOT?

A Matriz SWOT é um processo de auto análise.

Por isso, o método mais simples e mais utilizado para fazer uma boa SWOT é a avaliação através do questionamento.


Fazendo perguntas sobre seu próprio negócio e respondendo-as com cuidado e atenção, você vai ter um bom diagnóstico primário em pouco tempo.


Para então elencar todos os pontos da empresa e fatores externos, avaliando suas pertinências à SWOT.

E que tipo de perguntas eu devo fazer?


Quanto a isso, basta ver esse infográfico bem detalhado que nós fizemos sobre as melhores perguntas para preparar sua SWOT, logo aí abaixo!

Depois de achar suas respostas, tudo que você vai precisar fazer é organizá-las! O que mostraremos a seguir:

Template da SWOT

Utilizando o formato dado abaixo, você é capaz de preparar organizadamente o seu esquema e demonstrar para sua empresa e/ou equipe todas as informações que você analisou através do método SWOT!

Agora que você já sabe como executar e organizar esta análise, basta você utilizá-la como ponto de partida para aprimorar o desempenho da sua empresa ainda mais!


Faça bom proveito da nova ferramenta que você tem em mãos!

Se quiser ter mais acesso a artigos e demais conteúdos como esse, acesse o nosso blog, e inscreva-se ainda na nossa lista de e-mails! E para saber mais sobre a empresa e nossos serviços, acesse nosso site!


Aproveite e clique aqui agora mesmo para adquirir nosso e-book GRATUITO sobre Como Conseguir um Financiamento do BNDES! Basta preencher o formulário, que enviaremos imediatamente o conteúdo digital ao seu e-mail!