© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

Análise SWOT: O Guia Completo para analisar seu negócio


Já se perguntou: Quais são os problemas do seu negócio? Que vantagens você tem sobre a concorrência? Quando deve apostar em uma nova estratégia ou campanha? Se já, tenho certeza que várias respostas diferentes apareceram na sua cabeça. Mas provavelmente com elas, a dúvida: Como organizar isso?

Por isso que nós lhe apresentamos a Análise SWOT. Com essa ferramenta, você será capaz de organizar e detalhar as Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades do seu negócio. É comprovado que uma empresa que executa corretamente a SWOT, consegue ter mais sucesso no mercado. Não fique para trás!

Pronto? Vamos começar!

1) Pontos Internos da matriz SWOT

Os pontos internos da Matriz SWOT são as forças e fraquezas internas do seu negócio. Ou seja, tudo aquilo que o seu empreendimento tem de vantagem ou desvantagem em relação à concorrência. Reconhecer esses pontos ajuda MUITO a desenvolver novas estratégias para sua empresa!

Por exemplo, o Burger King possui refil de refrigerante enquanto a rede Bob’s não possui, isso é uma força do BK e uma vantagem que ele tem. O Bob's por outro lado, por não ter refil, se encontra em desvantagem, o que torna isso uma fraqueza do mesmo.

Aqui mesmo nesse texto nós temos um infográfico que deixa bem claro o que você tem que se perguntar para descobrir suas principais Forças e Fraquezas da SWOT!

Forças

As forças da SWOT são, basicamente, tudo que seu empreendimento tem de bom! Mas como algumas coisas podem coincidir com seus concorrentes, vamos simplificar pra tudo que o seu empreendimento tem de bom (Ou algo que, mesmo que outros tenham, não seja comum).

Vamos pensar num exemplo: Uma empresa de TV a cabo A oferece o pacote de canais HBO por R$ 60,00, assim como outras duas empresas. A empresa B, porém, oferece o mesmo pacote por R$ 40,00. A empresa B tem uma força, que é o preço mais barato que o mercado. Sacou a ideia?

Fraquezas

As Fraquezas da SWOT são tudo aquilo que seu empreendimento tem de problemático! Nesse caso não precisa se preocupar com coincidir com seu concorrente ou não, o importante é saber o que precisa mudar!

Outro exemplo! (A gente gosta muito de exemplos por aqui).

Imagine as mesmas empresas de antes. A empresa A tem um serviço de atendimento e assistência ao cliente muito bom, enquanto a Empresa B tem muitas reclamações sobre os seus serviços. Nesse caso, a empresa B tem uma fraqueza presente, que o mal serviço de assistência prestado!

2) Pontos Externos da Matriz SWOT

Os pontos externos da Matriz SWOT são as oportunidades e ameaças externas do seu negócio. Ou seja, tudo aquilo que o seu empreendimento pode aproveitar ou evitar em relação à fatores externos (Política, economia, etc). Para que uma estratégia seja efetiva, isso é EXTREMAMENTE importante! Não dá mole!

Digamos que o Burger King quer saber quais oportunidades estão à disposição para ele aproveitar. Ele pode ver novas demandas para atender, que produto o mercado tem pedido muito ou que tecnologias ele pode aprimorar.

Por outro lado, se quiser saber que ameaças deve tomar cuidado, ele pode se perguntar que fatores estão afetando a demanda dele, o que tem atrapalhado seu crescimento ou até analisar seus próprios concorrentes!

Pode acontecer de um mesmo fator ser AMBOS. Mas é mais difícil de acontecer e mais incomum. Nesses casos, dependerá do comportamento do fator em questão.

Logo ali embaixo nós deixamos um esquema muito legal que deixa bem claro o que você tem que se perguntar para descobrir suas principais Oportunidades e Ameaças da SWOT!

Oportunidades

As oportunidades da SWOT são todas as chances motivadas por algum fator externo, ou seja, fora do controle do empreendimento, que pode ser bem aproveitado para alavancar seu negócio! Não preciso nem dizer porque é extremamente necessário prestar muita atenção nisso!

Olha o exemplo!

Imagine uma empresa de alimentos fitness. Se por acaso o governo implantar uma medida que incentive a alimentação saudável das famílias, essa empresa vai se beneficiar disso. Ela pode se aproveitar desta oportunidade para alavancar seu negócio ainda mais!

Ameaças

As ameaças da SWOT são todas os problemas que podem ser causados por algum fator externo do empreendimento, que deve ser contornado. Novamente, é óbvia a importância dessa etapa da SWOT, já que ajuda você a prever qualquer problema com antecedência e se planejar!

Mais um exemplo vindo!

Imagine a mesma empresa de antes. Se acontecer um aumento no preço dos recursos que ela usa para fabricar seus produtos, será um problemão, certo? Então isso é uma ameaça para o empreendimento! A empresa precisa tomar cuidado e traçar estratégias para contornar esse obstáculo!

3) Mas afinal: Como executar a Matriz SWOT?

Você deve estar se perguntando: "Ta, agora eu já sei o que isso faz e como pode me ajudar, mas como eu posso aplicar isso ao meu negócio?". É mais simples do que você pensa. Primeiro, você deve descobrir seus problemas (Que é a parte mais difícil) e depois organizá-los para que fique mais fácil de visualizar!

Quando tiver feito esses passos, sua SWOT vai estar pronta para uso, e aí restará você preparar as estratégias para tirar o máximo dela!

Ok, mas como descubro meus problemas?

Essa provavelmente é a parte mais complexa da SWOT. Definir seus problemas não é tão simples, porque fazer autoanálise não é fácil. Mas felizmente, existem facilitadores.

O método mais simples e mais utilizado para fazer uma boa SWOT é o questionamento. Fazendo perguntas sobre seu próprio negócio e respondendo-as com cuidado e atenção, você vai ter um bom diagnóstico em pouco tempo!

"Ah, mas que tipo de perguntas eu devo fazer?". Isso é simples, basta ver esse infográfico bem detalhado que nós fizemos sobre as melhores perguntas para preparar sua SWOT, logo aí abaixo!

Depois de achar suas respostas, tudo que você vai precisar fazer é organizá-las! Como fazer isso? A gente já te mostra!

Template da SWOT

Utilizando o formato que nos te damos aí embaixo, você é capaz de preparar organizadamente o seu esquema e demonstrar para sua empresa e/ou equipe todas as informações que você analisou através do método SWOT!

Agora que você já sabe como executar sua SWOT e como organizar, basta você utilizá-la como ponto de partida para aprimorar o desempenho da sua empresa ainda mais! Faça bom proveito da nova ferramenta que você tem em mãos!

Alguma dúvida? Comente aí embaixo que nós faremos o possível pra lhe ajudar!

CLIQUE AQUI e tenha acesso a diversos outro artigos muito legais, sobre gestão, marketing e vendas!