De que forma uma consultoria de negócios pode transformar uma empresa?



Uma consultoria de negócios presta serviços para outras empresas, identificando falhas e pontos de melhoria em diferentes aspectos dos negócios e propondo as melhores intervenções, as que trazem mais benefícios organizacionais pelo menor custo, gerando rentabilidade e eficiência.


Seja com serviços que buscam:


- Otimizar o marketing e aumentar vendas

- Melhorar as finanças

- Desenvolver estratégias e entender cenários

- Reduzir burocracias


As consultorias promovem impacto mesmo grandes empresas, com inúmeros profissionais bem capacitados para pensar em estratégias e soluções, recorrem à elas...


Mas o que torna estas consultorias tão importantes?


É sobre esse tema que conversaremos no artigo de hoje.


Então, para começar...

Você precisa saber se um investimento é possível e trará retorno

Sabemos que em muitos casos é necessário saber esperar para alcançar aquilo que se espera.


Mas na maior parte dos casos, o tempo necessário para atingir a meta está muito mais relacionado à experiência, ao conhecimento e aos recursos disponíveis daqueles que estão trabalhando do que ao tempo propriamente dito.


Assim, é totalmente possível que duas pessoas diferentes, sendo uma mais preparada e com bons recursos e outra menos preparada e com menos recursos, alcancem o mesmo resultado em um intervalo de tempo diferente, ou mesmo, a falta de preparo leve ao fracasso.


Agregando conhecimento e análise, uma consultoria é capaz de identificar variados cenários e identificar a viabilidade das decisões, rentabilidade, e trazer soluções, fazendo total diferença para uma empresa a longo e curto prazo.

Não confie no famigerado "jeitinho brasileiro":

Existe um problema muito comum na gestão de muitas empresas brasileiras.


No mundo dos negócios, o "jeitinho brasileiro" se reflete em decisões paliativas, que não atacam as raízes dos problemas e acabam transformando-os em bola de neve.


As "gambiarras" da administração de empresas são na verdade uma mera fuga das dificuldades.


Essa dificuldade na aceitação de um problema em seu negócio possui várias explicações.


O brasileiro já possui no sangue um espírito empreendedor, mas o "jeitinho", nem sempre é melhor opção, visto que a análise é feita de forma muito superficial e consequências negativas podem aparecer em um curto espaço tempo.

Sempre é bom trazer um olhar de fora que permita realizar questionamentos a partir de uma análise crítica e isenta de vínculos emocionais com o negócio.


Sua empresa não é eterna: reinvenção é necessário


Lembre-se de empresas outrora gigantes cujos modelos de negócios simplesmente tornaram-se inviáveis com tantas transformações...


Por exemplo, a Blockbuster, que faliu após a ascensão dos serviços de streaming, e grandes fabricantes de celulares que se tornaram obsoletas por não aderirem aos smartphones, como a Blackberry.


O mercado, as pessoas e os produtos e serviços estão em contínua atualização e evolução, e as empresas precisam acompanhar e responder a essas mudanças.


Na prática, isso significa que os processos precisam ser revisados, as práticas de gestão precisam ser aperfeiçoadas, a estratégia precisa estar bem elaborada, levando em consideração diferentes perspectivas externas e internas do negócio, e a empresa precisa estar disposta a passar por mudanças.


Dito de outra maneira: toda empresa precisa se atualizar continuamente para sobreviver e crescer.

Investir na contratação de uma consultoria empresarial é investir na atualização da empresa. É trabalhar junto com os consultores para tornar a empresa mais competitiva e preparada para atuar no mercado.

Um olhar estratégico

É certo que as informações são primordiais para tomada de decisão, mas isso muitas vezes não basta.


É preciso uma visão holística e que ultrapasse a realidade da empresa, enxergando aquilo que está sendo vivido em outros setores, a situação da economia e as tendências do que está por vir.


O papel do consultor empresarial vai além de apenas trabalhar em prol de um resultado determinado, ele atua como conselheiro para auxiliar os sócios e gestores a tomar as melhores decisões.

A contratação de uma consultoria, portanto, quando ela está preparada para isso, inclui também o suporte para a tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais, o que aumenta as chances de sucesso.


Conclusão

Uma consultoria é destinada a identificar problemas enfrentados pelo seu negócio, avaliar a melhor proposta para resolver este problema e solucioná-lo através da transferência de conhecimentos, metodologias e no desenvolvimento de habilidades e atitudes, no intuito de melhorar significantemente o desempenho da empresa.


Por isso, se você tem ideias, ou deseja melhorar o marketing, as finanças, ou desenvolver estratégias para sua empresa, pode contar com os serviços da Opção Consultoria!

Nossos projetos são conduzidos por universitários capacitados, com o conhecimento e experiência necessária para auxiliar você a superar as dificuldades enfrentadas ou os desafios existentes.


Tal como médicos, atuamos diagnosticando os problemas existentes, analisando a real causa e prescrevendo algo capaz de restabelecer ou melhorar a saúde do seu negócio.


Portamos experiência adquirida em anos de atuação empresarial anterior permitindo a empresa ganho em agilidade com maiores resultados.

Agende uma reunião e faça um diagnóstico empresarial grátis no nosso site!



© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20