7 erros básicos de marketing que todo mundo comete


Marketing é a alma do negócio. E como tal, não pode ser negligenciado de maneira alguma se você realmente quiser que seu projeto obtenha sucesso no mercado. E por ser tão importante, alguns erros podem ser muito problemáticos para o desenvolvimento de uma parte tão importante do seu empreendimento.

Hoje nós vamos te dizer 7 erros básicos que todo mundo comete quando tenta implementar estratégias de marketing pro seu negócio! Depois que ler isso daqui, seu selling game vai sair totalmente mudado e você vai perceber mudanças claras na maneira como elabora suas estratégias!

Tá pronto, malandro(a)? Então vem com a gente!

1.Não entender o propósito do canal

Entenda: Todos os canais de marketing possuem seu propósito específico. Isso fica mais claro quando discutimos social medias e seus objetivos e características. Não é efetivo utilizar fotos de caráter mais artístico no Facebook se o público entende e interage mais com isso no Instagram.

Entender o propósito é importantíssimo para que as estratégias sejam bem direcionadas não só temporalmente, mas também pelo conteúdo e pelo design que é elaborado para ele. Compreender qual a maneira correta de realizar suas campanhas e quais canais são os ideais é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso.

2.Não acompanhar o desempenho

Acompanhar o desempenho das suas campanhas é essencial para que seus números sejam os melhores possíveis. Analisando as estatísticas fornecidas pelos canais de marketing que você utiliza, você é capaz de adaptar suas estratégias da melhor maneira que possibilite que seus objetivos sejam alcançados.

Entender este ponto é crucial: Acompanhamento de dados é o que vai capacitar seu marketing a se corrigir quanto aos próprios erros e falhas. A correção deve ser feita de maneira que suas campanhas se adaptem e melhorem sempre, o que toca no ponto a seguir.

3.Não metrificar

Sem metas, não há objetivo a ser batido. E sem objetivo, não há evolução. O planejamento das metas deve ser feito após obter-se compreensão total do canal e da realidade da empresa no mesmo. Ou seja, deve-se entender qual o padrão de desempenho do empreendimento para saber para onde ir a seguir.

Seguindo essa ideia e a metodologia de metrificação certa (Se quiser saber qual usamos, clica aqui!), você será capaz de colocar na ponta da caneta objetivos bem realistas a serem batidos para que sua empresa chegue a um novo patamar.

4.Não fazer uso das ferramentas disponíveis

Utilize todas as ferramentas que o canal disponibiliza para você. Seja aquelas que tratam de monitoramento de estatísticas, as que programam campanhas pagas, que facilitam o contato cliente-empresa ou que auxiliem no planejamento de marketing como um todo.

Ter conhecimento e utilizar corretamente esses meios, é extremamente importante para que seu desempenho seja maximizado ao limite. As pessoas comumente ignoram as ferramentas adjacentes oferecidas pelos canais de marketing e, por isso, não atingem os números que poderiam.

5.Não manter regularidade

Regularidade é essencial! Quando se trata de marketing em redes sociais e de conteúdo, se fala em entregar algo ao público, um produto. E esse produto precisa estar sempre ao alcance do consumidor, para que ele sempre esteja procurando você.

A regularidade é a maneira que se tem de manter seu público cativo ao que você posta e distribui, sempre mantendo seus leads interessados no que você oferece e vende. Por isso que é tão importante manter a regularidade no marketing.

6.Não saber onde encontrar seu público

Existem várias redes sociais internet afora. Cada uma delas com uma proposta e objetivo diferente. O Facebook é voltado pra socialização entre amigos, enquanto o Linkedin é voltado para criação de networks no mercado de trabalho e negócios.Saber isso faz toda a diferença na hora de decidir onde sua empresa vai se fazer presente.

O público de uma rede de restaurantes é diferentes de uma empresa de consultoria, então por esse motivo a rede de restaurantes pode preferir fazer marketing no Instagram, enquanto a empresa de consultoria se faz mais presente no Linkedin. Saber onde está seu público é essencial para obter máxima efetividade!

7.Não saber falar com seu público

Cada tipo de público possui uma maneira de se comunicar, e por isso é importante compreender como o seu entende melhor o que você está dizendo. Se seu público entende bem a utilização de gírias e termos informais, go for it. Caso contrário, adotar uma postura mais formal e técnica pode ser a saída.

A linguagem é fator importantíssimo para que seu público se sinta confortável, não apenas ouvindo o que você tem a dizer, mas também interagindo com o que você está falando. A comunicação direta com seus consumidores traz ótimos benefícios no longo prazo e deve ser explorada como a boa oportunidade que é.

Conclusão

Agora você já sabe quais são os cuidados mínimos que você deve tomar na hora de elaborar suas estratégias de marketing. A partir desses tópicos, fica bem mais fácil de entender qual o caminho correto para vender mais e melhor.

A partir de agora não vale mais dar desculpas pro seu desempenho não estar sendo como o esperado! Você já sabe onde pode estar errando e como corrigir, então mãos à obra!

Quer ter acesso a outros artigos incríveis? Clique AQUI e aproveite!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20