© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20

1º de Abril? Como evitar erros bobos e não cair nas "pegadinhas" com seu negócio!


Hoje é 1º de Abril, e ainda que o espírito das brincadeiras e pegadinhas estejam no ar, quando o assunto é nosso dinheiro, queremos sempre evitá-las ao máximo, não é mesmo? Sendo assim, como podemos deixar de cometer erros bobos e que, num primeiro momento, pareçam ser a coisa correta a se fazer?

Primeiramente, é sempre bom manter os pés no chão! O novo empreendedor está sempre com a cabeça nas nuvens, muito animado a abrir seu negócio, querendo dar passos maiores do que é capaz e acaba tropeçando nas próprias pernas. Exatamente daí que surge o primeiro cuidado a ser tomado: A falta de planejamento. Quando uma pessoa sem conhecimento e sem cuidado se aventura no mundo do empreendedorismo, na grande maioria das vezes, essa ausência de cautela vai resultar em prejuízo. A falta de atenção para com as partes burocráticas e legais do seu negócio, assim como a parte financeira, é um dos grandes causadores de problemas para novos empreendimentos.

Outro erro bastante comum é a falta de responsabilidade com o consumidor. Isso principalmente no quesito prazos e produto. Quando se oferece algo para o cliente e se designa um prazo para que aquele produto esteja ao alcance do consumidor, é necessário que esse prazo seja cumprido com velocidade e que o produto seja entregue com qualidade. Falta de organização na etapa operacional e produtiva causa esse tipo de problema, que afeta diretamente sua demanda e pode vir a fechar seu negócio. Atenção aos prazos!!

Um aspecto de extrema importância nos dias atuais e que também acaba se tornando um erro bastante comum entre os novos empreendimentos, é a falta de cuidado com as estratégias de marketing digital e estratégico. Um bom trabalho de marketing é o que diferencia uma empresa bem organizada e atrativa de outras empresas que acreditam que apenas o produto é o suficiente para o sucesso. Não adianta muito você ter um empreendimento que oferece vantagens ao cliente e tem qualidade no produto se ninguém sabe disso, não é mesmo?

Um erro muito comum entre os novos empresários é o foco apenas na rentabilidade da ideia. É claro que você está abrindo um negócio com a intenção de ganhar dinheiro, mas lembre-se: Pra ganhar dinheiro, deve-se conquistar o dinheiro! Os lucros virão se a empresa mostrar cuidado e dedicação para com o produto final. Não adianta atender mais clientes do que a capacidade apenas porque a demanda existe, caso contrário isso afetará diretamente o bem ou serviço vendido e sua qualidade e aí, além de não servir um produto problemático, parte da clientela será perdida. Acredito que todos queremos evitar isso.

E por último, mas não menos importante: Não invista sem conhecimento! Uma ideia, por mais rentável que pareça ser, pode virar um completo fiasco se não forem tomados certos cuidados sobre seu desenvolvimento. São necessários estudos de mercados, fornecedores, questões legais e do setor em que o seu projeto se insere para compreender como ele pode ter o melhor desempenho possível! Para que seu negócio prospere, ele deve ter uma boa base e estar preparado para as adversidades que surgirão.

Não existe fórmula mágica no mundo dos negócios, mas com essas dicas você com certeza terá sua vida muito facilitada. Mas lembre-se: Nada substitui um bom planejamento, feito com atenção a cada pequeno detalhe do seu empreendimento.

Gostou desse artigo? Então clica AQUI, acessa nosso blog e tenha acesso a vários outros artigos muito legais! Tá esperando o que?