Redes Sociais: 7 fatores essenciais para promover seu negócio alimentício em qualquer rede


As redes sociais vêm se tornando cada vez mais importantes no mercado, independentemente do produto. O mercado alimentício, no entanto, é onde podemos perceber isso de uma maneira ainda mais presente, já que até pedidos pelas redes sociais alguns restaurantes aceitam.

Nesse artigo nós abordaremos 7 pontos IMPORTANTÍSSIMOS para que você mande muito bem com seu restaurante nas redes sociais e vire rei do engajamento nessa onda extremamente lucrativa!

Tá pronto? Então vem com a gente!

1. Visual

Todos sabemos como a aparência da comida é importante para que a pessoa segurando os talheres se sinta atraída. Se o prato não tem uma cara boa, dificilmente alguém vai querer comer. É por isso que o visual do que você posta é tão importante!

Ao apresentar seu produto nas redes sociais, prezar pela alta qualidade das fotos e pelo uso de filtros que realcem as cores do prato podem ser ferramentas de persuasão MUITO interessantes. Pra ganhar o estômago dos consumidores, primeiro você deve ganhar seus olhos e sua atenção.

Se você posta uma foto bem produzida, você afeta a decisão do consumidor. Imagine: Dois hamburguers são vendidos pelo mesmo preço, mas por estabelecimentos diferentes. Um deles tem uma foto bem produzida e de qualidade enquanto o outro tem uma foto de baixa resolução e de pouca cor. Qual você escolheria?

2. Promoções

Quem melhor pra falar de promoção que o Julius?

Quando falamos de comida, estamos falando de uma necessidade básica do ser humano: Comemos para sobreviver. E tem coisa melhor que servir essa necessidade pagando metade do preço? Ou ganhando um sorvete de brinde? Provavelmente não. Esse é o efeito de uma boa promoção.

Com bom planejamento das promoções, você consegue absorver uma parcela maior da demanda e maximizar seus lucros ao mesmo tempo. Atente-se: Para que a promoção seja atrativa de verdade, ela deve ser vista de maneira única e se apresentar como uma chance raríssima. Divulgação bem feita com design atrativo é a chave para que isso se torne ainda mais fácil.

3. Acesso à informações

O cliente já se convenceu e quer comprar seu produto, mas ele não conseguiu achar seu contato e desistiu. Problemático, né? Isso acontece quando você não disponibiliza as informações de forma prática e de fácil acesso. Não só contatos, mas cardápios, localização e etc. Parece óbvio, mas muitos cometem este erro.

Dê o máximo de informação que puder ao cliente e, principalmente, que seja facilmente alcançável. O consumidor pode não ter tempo ou paciência pra ficar procurando e quanto mais você facilitar a vida dele, maiores chances você terá que seu negócio seja escolhido e que o dinheiro dele vá parar no seu bolso.

4. Engajamento

Isso aqui serve pra qualquer negócio na realidade. Ser engajado nas redes sociais em que você está presente, cria o hábito nos seus clientes de sempre estar acompanhando o que você posta e como você posta. Se eles sabem que toda quinta-feira você lança uma promoção irada, eles vão esperar por isso.

Seja engajado nas redes, tanto pelo interação orgânica que seus clientes vão criar com você, quanto pelo favorecimento que os algoritmos das redes vão te dar. Se você posta muito, curte muito e é ativo na rede, você vai crescer. Então não poupe seu tempo nesses canais.

5. Interatividade

É assim que você tem que falar com seu público.

A principal maneira de tornar seu público interessado no que você posta e, consequentemente, no seu produto, é provocando interação entre eles e sua página. Sejam piadas, perguntas, quizes... Existem muitas maneiras de fazer com que seu público se relacione diretamente com sua página e você deve escolher a que melhor lhe serve.

O uso de call-to-actions ou CTA'S ("Clique aqui e saiba mais", "Comente o que você achou", etc) é seu grande aliado pra isso. Com o CTA certo você pode fazer com que seu público interaja com seu post, fazendo com que ele ganhe alcance e amplie sua base de seguidores. Nas redes sociais você deve ser mais do que uma marca tentando vender um produto.

6. Organização

Santiago aprova esse tópico.

Esse ponto pode ter sentidos diferentes dependendo da rede social, mas não deixa de ser importante em nenhuma delas. A organização do conteúdo da sua rede social, levando em conta o conteúdo e o cronograma de postagens, é uma das partes mais essenciais da gestão de mídias sociais.

Organizar-se traz vantagens como regularidade, transparência e maior profissionalismo, todos fatores importantes e que, certamente, podem ser considerados pelo consumidor. Planejar-se é a maneira mais efetiva de se obter bons resultados e ser exemplo de desempenho nas redes sociais.

7. Uso das Ferramentas

O uso pleno de todas as ferramentas disponibilizadas pelas redes sociais é bastante importante para que o desempenho do seu negócio alcance a capacidade máxima na rede social em que está presente. Estamos falando tanto de ferramentas de mídia como os Stories do Instagram, quanto de ferramentas de monitoramento como os Insights do Facebook.

Utilizar as ferramentas da maneira ideal, de forma a maximizar o rendimento das redes é algo complexo e pode requerer um pouco mais de estudo. Mas os resultados são altamente efetivos e podem ser a diferença entre ser só mais uma página de outro restaurante e ser A página DAQUELE restaurante. Não iniba suas possibilidades, explore-as.

Conclusão

Os fatores mencionados anteriormente são essenciais para obter-se um bom desempenho nas redes sociais, seja ela qual for. Estudar cada um deles mais a fundo e saber como utilizá-los da melhor maneira será a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua página e do seu negócio.

As redes sociais estão ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado alimentício é imprescindível que você utilize-as da maneira correta. Não pode dar mole quando o assunto é se fazer presente nelas! Boa sorte!

Quer ter acesso a outros artigos muito legais e que irão te ajudar a impulsionar seu negócio? Então clique aqui

!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20