KPIs: como indicadores podem tornar o marketing muito mais eficaz

Olá a todos!


Um termo que a cada dia se torna mais conhecido pelos empreendedores é KPI, mas o que é isso?


KPI é a abreviação de Key Performance Indicator, que em português significa indicador-chave de desempenho.


Como o nome sugere, são dados centrais na avaliação da eficácia de algum serviço prestado ou algo do gênero.


Os KPIs podem ser utilizados para avaliar as mais variadas atividades da empresa, cada uma delas, com os indicadores mais apropriados.


Mas o que seria de uma empresa sem vender?


Por isso, é extremamente fundamental para uma empresa saber se o marketing, a maneira como essa empresa se apresenta no mercado, está gerando resultados, os quais se convertem em vendas.


Outro aspecto importante dos KPIs, é que a importância de cada um deles varia de acordo com o propósito do negócio, logo, a definição dos indicadores utilizados por uma empresa, em essência, é parte da elaboração da estratégia de marketing do empreendimento.


Algumas dessas métricas são mais ligadas ao faturamento, outras ao posicionamento da empresa na internet, ou à satisfação do cliente, mas todas podem ser utilizadas como parâmetro para ajustar essas táticas.


Portanto, nesse texto, você conhecerá e entenderá alguns dos indicadores-chave de desempenho mais utilizados neste ambiente, e que com certeza tornarão a tomada de decisões mais assertiva dentro da gestão dos negócios.


Ticket médio


Um KPI direcionado a vendas, o ticket médio evidencia a quantia que um cliente costuma despender ao comprar no estabelecimento.


Com base nesse número, podem ser pensadas maneiras de elevar o faturamento por cliente, e mudar o posicionamento da marca no mercado, elaborando promoções e associando a compra de diferentes produtos a descontos por exemplo.


Além disso, este indicador pode ajudar a construir projeções de faturamento, importantes na organização financeira do empreendimento.


Taxa de rejeição


Também conhecido como pelo seu nome em inglês, bounce rate, este KPI do marketing digital indica a parcela de visitantes do site os quais não interagiram com algum link ou abriram alguma página durante a navegação.


Sendo identificada uma alta taxa de rejeição, mudanças devem ser feitas, pois significa que há algo errado.


Talvez o conteúdo não esteja atingindo seu público-alvo da maneira correta, talvez o site esteja demorando para carregar, dentre outros problemas que podem estar acontecendo.


Fato é que, na execução ou no planejamento, a campanha de marketing não está saindo como o planejado, e a empresa pode antecipar e se precaver de resultados ruins na pior das hipóteses.


CTR


Mais apropriado para avaliar a performance das campanhas de anúncios, este KPI indica a proporção entre pessoas que clicaram em um anúncio e a totalidade das pessoas que o viram, apontando se o investimento está de fato atraindo novos clientes.


Uma campanha eficaz de marketing digital deve sempre buscar fazer a maior diferença com a menor quantidade de recursos.


Nesse sentido, anúncios pagos que não geram interação com a marca, são recursos mal alocados.


Um CTR baixo é indício de que a estratégia de marketing não conseguiu gerar impacto sobre o público e convidá-lo a agir.


CPC


Outro indicador ligado ao rendimento de uma campanha de anúncios, o CPC (Custo Por Clique) aufere o quanto se paga proporcionalmente ao número de cliques adquiridos, dando uma noção exata do tamanho do investimento necessário nos moldes da campanha realizada para levar a marca para alguém que possui um certo interesse.


Um custo alto por clique também pode indicar problemas na elaboração de uma campanha paga

.

NPS


O NPS, sigla para Net Promoter Score, visa avaliar o nível de satisfação do cliente através de um sistema de pontuação, para entender se o cliente estará propício a recomendar ou não o serviço prestado, ou mesmo se irão reclamar publicamente da empresa.


É um interessante indicador de qualidade, e que pode ajudar o empreendimento a entender por quais motivos seus consumidores não retornam, e tentar agregar valor ao que é oferecido pelo empreendimento.


Conclusão


São muitos os KPIs que podem ajudar a gestão do marketing de uma empresa.


Além disso, esses elementos podem ser utilizados em muitas outras atividades de uma empresa.


Afinal, dados são sempre bem vindos, dando uma visão mais abrangente e precisa sobre os aspectos necessários para construir uma estratégia embasada, coerente, e consequentemente bem-sucedida!


Espero que tenham gostado de acompanhar este texto até aqui! Caso esteja interessado em buscar mais conteúdo como esse, visite nosso blog! Se estiver disposto a elevar a sua empresa a um outro patamar de gestão profissional, contate-nos em nosso site!

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20