Marketing no Facebook: 7 fatores cruciais para mandar bem na rede


Se você tem um negócio, você provavelmente tem um Facebook para ele (E se não tem, você já começou errado). O Facebook ("Face" para os mais íntimos) é a maior rede social do mundo, com aproximadamente 2.3 Bilhões de usuários pelo mundo.

Se você tem um Facebook, você está no caminho certo. Mas só estar presente na rede não é o suficiente se você quer obter resultados reais pro seu negócio. Nesse artigo, nós iremos te mostrar quais são os pontos essenciais para alavancar seu alcance e força no Facebook!

Tá pronto? Então vem com a gente!

1) Keyvisual do Facebook

Se você fizer do jeito certo, não vai precisar pedir como a Trixie

Keyvisual (Tradução: Visual-chave) é basicamente a identidade visual da sua marca no Facebook. Para que o público reconheça sua marca como única, ela deve parecer única, ter cores que a identifiquem e utilizar padrões visuais com esse objetivo.

Imagine o Keyvisual como o rosto da sua marca no Facebook. Todo mundo tem um rosto e cada qual com sua particularidade! Descubra qual a face do seu empreendimento, que cores fazem parte dele e qual a melhor maneira de apresentar algo para seu público de maneira visual!

O keyvisual ideal é simples e prático. Evite muita informação na hora de conceber as artes e fotos que irão para o Facebook, pois assim você mantém o público mais atraído pelo que você apresenta. Utilize o Canva para fazer artes de maneira simples, rápida e com qualidade!

2) Regularidade de postagens no Facebook

Se você quer ter sucesso no Facebook, você precisa ter regularidade na geração de conteúdos. Como? Programe-se: Separe dias e horários específicos para fazer uma postagem no seu Facebook e perceba que seus resultados irão melhorar bastante.

Se você cria o hábito de sempre informar seu público do Facebook com regularidade, nos dias e horários certos, você cria neles o hábito de consumir o que você posta. Aqui na Opção, por exemplo, toda segunda-feira nós realizamos posts sobre setores e expectativas, assim nosso público espera para consumir esse conteúdo toda segunda-feira.

3) Ferramentas do Facebook

Entendeu? FERRAMENTAS do Facebook... Não? ok.

O Facebook disponibiliza uma gama bastante ampla de ferramentas úteis para deixar sua comunicação com o cliente mais rica e mais prática. A sessão de serviços e a ferramenta de agendamento são exemplos disso. Se puder usar algumas delas no seu negócio USE.

Utilizar essas ferramentas torna mais fácil todo o processo de comunicação e, inclusive, elimina etapas do processo de qualificação de Leads (possíveis clientes). Se você deixa claro o que você faz, como faz e como entrar em contato com você, tudo que o Lead precisará fazer é decidir se comprará ou não seu produto.

4) Propósito do Facebook

Esse é você no Facebook antes de ler esse artigo

Cada rede social tem seu propósito. O Instagram, por exemplo, é voltado para branding (divulgação da marca e da ideia). O Facebook também tem um propósito ideal, que é o de ser informativo e interativo.

No Facebook é normal que façam mais sucesso as páginas que buscam trazer mais informações externas ao público, como notícias e dados importantes. Além disso, páginas que interajam muito com o seu público também costumam ter resultados positivos.

O público gosta de saber sobre o que acontece ao seu redor, e gosta ainda mais se puder expor sua própria opinião sobre aquilo. Propicie esse tipo de ambiente na sua página do Facebook, e você terá grandes resultados.

5) Organização para o Facebook

Quem não ama?

Esse fator tem dois sentidos: O da página em si e o operacional. A sua página do Facebook precisa ser organizada e manter todas as informações ao alcance do seu público. Todas as informações de contato, localização e etc. precisam estar bastante visíveis para o usuário.

Já na parte operacional, é bem simples: Você precisa que todo o processo de criação de conteúdo esteja bem estruturado para que tudo funcione nos conformes. Se você não preparar um cronograma, pré-designar os temas das postagens e os padrões visuais que vai usar, a chance de dar certo diminui muito!

Organize-se! A organização é uma das chaves para o sucesso no Facebook!

6) Voz da Marca no Facebook

Se você tem um empreendimento, você tem uma persona. Se você já sabe quem ela é, com um pouco de pensamento estratégico simples você consegue imaginar como essa pessoa se comunica e como ela se relaciona. Através disso, você é capaz de montar a voz da sua empresa.

Imagine uma empresa na qual a persona dela seja empreendedores entre 18 e 24 anos. É comum que nessa faixa de idade, a comunicação seja feita de maneira menos culta. Por isso, a voz da marca no Facebook deve ser menos culta. O contrário aconteceria se a persona fosse empresários entre 40 e 50 anos, que prezam mais pela formalidade.

A voz da empresa no Facebook dita a facilidade com a qual seu público será capaz de se identificar com sua marca. Se você quer resultados realmente positivos, esse é um ponto essencial.

7) Monitoramento dos resultados do Facebook

E por último mas, com toda certeza, não menos importante, temos o monitoramento das métricas. As métricas são estatísticas fornecidas pelo Facebook sobre o desempenho de tudo que você faz na rede social. Monitorá-las é de extrema importância para o aprimoramento das suas campanhas.

Se você faz algo e o resultado não foi positivo, as métricas do Facebook Insights irão te mostrar detalhadamente qual foi a reação do público ao seu conteúdo e pode até (se interpretada da maneira correta) te mostrar qual exatamente foi o ponto em que você pecou (Horário, dia, tipo de público, etc).

Se você realiza campanhas no Facebook e não monitora as métricas, você está cometendo um erro gigante. Sem essas informações você não será capaz de melhorar seu Facebook efetivamente e seus esforços serão em vão. FOCO NOS DADOS, RAPAZ!

Conclusão

Agora você já sabe quais os pontos principais que precisam da sua atenção ao máximo. Aqui na Opção nossos resultados melhoraram bastante nos últimos meses depois que adaptamos modificações baseadas nesses pontos. Tenho certeza que seu negócio vai sentir a diferença ainda mais!

Alguma dúvida? Comente aí embaixo e nos diga o que quer saber!

Clique AQUI se quiser ter acesso a diversos outros artigos de qualidade!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20