Marketing no Facebook: 7 fatores cruciais para mandar bem na rede


Olá a todos!


Hoje, conversaremos sobre marketing dentro do Facebook, a maior rede social do mundo, com aproximadamente 2.3 Bilhões de usuários pelo mundo.


Por este e outros fatores, destrinchados em um outro texto neste blog, esta rede social representa um grande campo para qualquer negócio ganhar exposição e tráfego, gerar interesse, engajamento e vendas.

Porém, para uma empresa, não basta só estar presente na rede.


Existem formas boas práticas de marketing das mídias sociais e recursos do Facebook que maximizam os resultados, e sem eles, o tempo e esforço investido nesta plataforma acaba sendo pouco efetivo.


Por isso, neste artigo, nós iremos te mostrar quais são os pontos essenciais para alavancar seu alcance e efetividade no Facebook!

Está pronto? Vamos começar!

1) Keyvisual do Facebook

Keyvisual (Tradução: Visual-chave) é basicamente a identidade visual da sua marca no Facebook.


Para que o público reconheça sua marca como única, ela deve parecer única, ter cores que a identifiquem e utilizar padrões visuais com esse objetivo.

Imagine o Keyvisual como o rosto da empresa nessa rede.


Tal como cada um tem um rosto e cada qual com sua particularidade, cada empresa possui também um visual com o qual o seu público possa se identificar.


É preciso definir esta identidade visual, apresentando cores, significado, causando impressões positivas, descobrir a melhor maneira de apresentar algo para seu público de maneira visual!

O keyvisual ideal é simples e prático.


Evite muita informação na hora de conceber as artes e fotos que irão para o Facebook, pois assim você mantém o público mais atraído pelo que você apresenta.


Para construir isso na prática, utilize o site/aplicativo Canva para fazer artes de maneira simples, gratuita, rápida e com qualidade!

2) Regularidade de postagens no Facebook

Se você quer ter sucesso no Facebook, você precisa ter regularidade na geração de conteúdos.


Como?


Programe-se: Identifique os dias e horários que o seu público mais navega pela rede, ou os que tendem a ter picos de audiência, e comece a postar regularmente nestes momentos.


Perceba que seus resultados irão melhorar bastante, pois, não só o maior tráfego levará a maiores visualizações, como também, a regularidade criará no público o hábito de ler os seus conteúdos sempre que eles aparecem.


Se as postagens fossem, ao contrário, realizadas em horários alternativos, possivelmente os clientes não estariam navegando na plataforma, e acessando-a em outro momento, com tanto conteúdo sendo divulgado a todo momento em seus feeds, os posts da sua empresa ficariam para trás.

E quanto a regularidade, sabendo que o Facebook coloca em maior evidência no feed de cada usuário os posts com os quais ele mais interage, criar uma rotina de consumo dos seus conteúdos para o cliente, irá deixar sempre suas postagens em evidência.

3) Ferramentas do Facebook

O Facebook disponibiliza uma gama bastante ampla de ferramentas úteis para deixar sua comunicação com o cliente mais rica e mais prática.


A sessão de serviços e a ferramenta de agendamento são exemplos disso. Se puder usar algumas delas no seu negócio USE.

Utilizar essas ferramentas torna mais fácil todo o processo de comunicação e, inclusive, elimina etapas do processo de qualificação de Leads (possíveis clientes).


Colocar os dados da empresa na página de forma precisa, abrir o Messenger automaticamente com algumas dúvidas e uma call-to-action (convite para que o público tome alguma ação, como entrar em contato)...


São vários processos que o Facebook permite que uma empresa automatize para tornar o marketing mais simples.


Se você deixa claro o que você faz, como faz e como entrar em contato com você, tudo que o Lead precisará fazer é decidir se comprará ou não seu produto.

4) Propósito do Facebook


Cada rede social tem seu propósito. O Instagram, por exemplo, é mais voltado para branding (divulgação da marca e da ideia).


O Facebook também tem um propósito ideal, que é o de ser informativo e interativo.

No Facebook é normal que façam mais sucesso as páginas que buscam trazer mais informações externas ao público, como notícias e dados importantes.


Além disso, páginas que interajam muito com o seu público também costumam ter resultados positivos.

O público gosta de saber sobre o que acontece ao seu redor, e gosta ainda mais se puder expor sua própria opinião sobre aquilo.


Propicie esse tipo de ambiente na sua página do Facebook, e você terá grandes resultados.

5) Facebook Shops

Uma funcionalidade mais recente, o Facebook Shops permite que as páginas comerciais do Facebook criem catálogos de produtos por meio do Facebook Business Manager, os quais podem ser diretamente acessados na página, ou ainda na aba de compras do aplicativo.


Este novo recurso oferece uma possibilidade muito interessante.


O cliente pode não só ver o produto, como também comprá-lo, diretamente na rede social, ou em um link informado pelo empreendedor.

6) Voz da Marca no Facebook

Se você tem um empreendimento, você tem uma persona, o perfil característico do público da empresa.


Se você já sabe quem ela é, com um pouco de pensamento estratégico simples você consegue imaginar como essa pessoa se comunica e como ela se relaciona. Através disso, você é capaz de montar a voz da sua empresa.

Imagine por exemplo, uma empresa na qual a persona dela seja empreendedores entre 18 e 24 anos...


É comum que nessa faixa de idade, a comunicação seja feita de maneira menos culta. Logo, uma comunicação mais despojada traria mais engajamento

A voz da empresa no Facebook dita a facilidade com a qual seu público será capaz de se identificar com sua marca.


Se você quer resultados realmente positivos, esse é um ponto essencial.

7) Monitoramento dos resultados do Facebook

E por último mas, com toda certeza, não menos importante, temos o monitoramento das métricas.


As métricas são estatísticas fornecidas pelo Facebook sobre o desempenho de tudo que você faz na rede social.


Monitorá-las é de extrema importância para o aprimoramento das suas campanhas.

Se você faz algo e o resultado não foi positivo, as métricas do Facebook Insights irão te mostrar detalhadamente qual foi a reação do público ao seu conteúdo, e pode até (se interpretada da maneira correta) te mostrar qual foi exatamente o seu erro (Horário, dia, tipo de público, etc).


Para aqueles que realizam campanhas de anúncios pagos no Facebook e não monitoram as métricas então... trata-se de um erro gigante.


Outra ferramenta que pode te ajudar na análise de dados e métricas é o Facebook Business Manager, com seu painel de controle com dados, gráficos, relatórios e ferramentas.


Sem a análise de dados, resultados e indicadores, você não será capaz de melhorar seu Facebook efetivamente e seus esforços serão em vão. Por isso, é extremamente importante dedicar-se a este ponto.

Conclusão

Agora você já sabe quais os pontos principais que precisam da sua atenção ao máximo.


Seguindo estes conceitos, certamente a sua empresa terá excelentes resultados na plataforma de forma orgânica, sem precisar de anúncios pagos do Facebook Ads, que passam a ser uma possibilidade também, desde que bem utilizados.


Espero que este texto tenha sido útil para você!


Se quiser ter mais acesso a artigos e demais conteúdos como esse, acesse o nosso blog, e inscreva-se ainda na nossa lista de e-mails! E para saber mais sobre a empresa e nossos serviços, acesse nosso site!