Mercados em alta durante o Carnaval

A época mais esperada do ano, para grande parte dos brasileiros, está chegando, ou melhor, já chegou. O Carnaval perde, cada vez mais, seu significado original de festival do cristianismo ocidental para se tornar um grande evento que chega a movimentar bilhões de reais. Assim, mesmo sendo sinônimo de feriado e descanso para muitas pessoas, ele pode representar uma grande oportunidade para àqueles interessados em faturar dinheiro.




Nesse artigo, iremos citar alguns dos mercados que são positivamente sensíveis à sazonalidade do carnaval, ou seja, apresentam crescimento significativo nessa época do ano.

Com essa leitura, você, interessado em aprimorar ou investir em um novo negócio durante o Carnaval, terá um maior entendimento sobre os tipos de empreendimentos que estarão em alta.

1. Setor alimentício!

gif

Esse setor se garante durante todo Carnaval a partir de vendedores ambulantes ou até grandes marcas de renome. Entretanto, se seu interesse é em abrir algum Food Truck, barraquinha ou restaurante, é importante ficar atento às regras da vigilância sanitária de sua cidade e se inscrever na junta comercial de seu município para solicitar o alvará de funcionamento, caso necessário.

Assim, entende-se esse segmento como excepcionalmente viável nessa época do ano, especialmente se o empreendimento em questão estiver localizado em áreas de fácil e grande acesso dos foliões. Dessa forma, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, onde se concentram muitos blocos de rua e há muita movimentação turística, é notória a grande demanda por comida. Contudo, o fácil e rápido acesso à alimentação nem sempre é encontrado. Percebe-se aí, a grande chance de retorno a partir do investimento nesse setor durante o Carnaval, principalmente se seu foco estiver em comidas típicas, simples e práticas.


2. Setor de bebidas!

gif

O Carnaval, desde seus primórdios, já era caracterizado por um período de consumo excessivo de carne e álcool. Essa informação torna-se ainda mais atrativa se levarmos em conta que o setor de bebidas é um dos que mais cresce no mercado brasileiro.

A indústria cervejeira é ótima para ser levada de exemplo. De acordo com levantamento divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), durante o Carnaval de 2019, a soma de todos litros vendidos chegou a, aproximadamente, 1,3L bilhão. Portanto, percebe-se que o setor de bebidas é um ótimo investimento pois, além de se tratar de um bem essencial, dando como exemplo a água, é, também, muito atrativo em épocas festivas.

Além das bebidas alcoólicas já conhecidas comercializadas em festas e blocos, há uma tendência geral de novos sabores e produtos criados por empresários que visam a inovação nesse ramo. Percebe-se, para esse Carnaval de 2020, uma grande variedade de novas bebidas alcoólicas, oque aumenta a competitividade do setor abrindo espaço para novos microempreendedores e facilita o comércio dos ambulantes.


3. Setor de turismo!

gif

O impacto do Carnaval no turismo brasileiro é inegável. Conhecida mundialmente, essa festa nacional torna os meses de janeiro e fevereiro os mais atrativos para turistas vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo.

O verão carioca, por exemplo, é a maior atração turística do país e movimenta mais de 700 mil turistas durante o ano para às praia da região. Desse modo, hotéis, pousadas e agências vivenciam um período de muita procura e rentabilidade.

Esse setor, por ser muito amplo, acaba influenciando em muitos outros, como no alimentício. Quanto mais turistas na região, maior a movimentação nos restaurantes, por exemplo.


Interessado em conhecer um pouco mais dos mercados e seus comportamentos na economia? Clique AQUI e tenha acesso a vários outros artigos no nosso blog!

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20