SMART: Aprenda a traçar metas de maneira SUPER eficiente


Metas são objetivos de curto ou longo prazo feitos para serem batidos e, por isso, todos nós precisamos de metas, seja no trabalho ou na vida pessoal. A questão que fica é: Como eu posso traçar metas realizáveis mas que ainda sim sejam desafiadoras e desenvolvam meu conhecimento e capacidade? A resposta é o método SMART.

O SMART é um sistema de criação de metas que se baseia em 5 pontos chave: Ser específico (Specific), mensurável (Measurable), alcançável (Attainable), realista (Realistic) e temporal (Timely). Se baseando nesses pontos (que nós vamos explicar detalhadamente), você se torna capaz de criar metas inteligentes e mais eficientes.

Pronto pra mudar a maneira como vê seus objetivos? Então vem com a gente!

1. Seja específico com suas metas!

Pense cada detalhe da meta que você deseja traçar. Por que motivo você está traçando essa meta? Para qual fim? Como você irá alcançá-la? Quais ferramentas irá utilizar pra isso? Todos esses dados são de extrema importância pra que sua meta ganhe corpo e maneiras diferentes de ser alcançada.

Lembre-se que quantos mais detalhes melhor, mas alguns são de extrema importância e não podem ser deixados de lado. Os principais são aqueles que te dizem como alcançar a meta, o que te impede de alcançá-la e quem fará parte da realização da mesma. A partir disso, qualquer outro adendo é lucro.

2. Trace metas mensuráveis!

Para que você tenha sempre controle do andamento do seu objetivo, é importante que você seja capaz de medir seu desenvolvimento e, portanto, esse objetivo precisa ser mensurável. Não precisa ser necessariamente com números, mas quanto mais puder quantificar essa meta, melhor será.

Quando nós aqui da Opção traçamos estratégias de redes sociais, nós utilizamos a metodologia SMART e essa parte da mensurabilidade da meta é essencial. Afinal, no marketing nós trabalhamos com muitos dados e esses dados acabam se tornando parâmetro para decidirmos nossos objetivos. Sendo assim, trace uma meta mensurável!

3. Sua meta deve ser alcançável!

Não faz sentido visar um objetivo que você não tem perspectiva de alcançar. Listar suas metas e focar os objetivos mais importantes são a maneira correta de tornar algo que antes parecia inalcançável em mais um desafio a ser superado. Se você prestar atenção nos detalhes menores, o objetivo maior acaba se tornando mais fácil.

Exemplo lúdico: Você quer trabalhar num banco de desenvolvimento, mas ainda está no ensino médio, o que torna quase impossível. Porém, se você focar em um objetivo mais plausível mas que ainda faça parte da meta maior, como estudar em uma boa universidade, o seu grande objetivo não se torna mais tão impossível.

Trabalhe sempre visando etapas menores mas que fazem parte do objetivo maior. É como em um video-game: Primeiro você vence os pequenos objetivos para chegar ao topo e enfrentar o Boss.

4. Seja realista sobre sua meta!

Sua meta deve ser algo que você esteja realmente disposto a suar a camisa para alcançar. O quão seu objetivo é realista vai levar em conta dois pontos: Sua determinação e seu bom senso/conhecimento. Não adianta colocar uma meta muito difícil e que você não possui meios de alcançar mesmo estando determinado (isso é um erro muito comum).

Pense assim: Eu estou determinado? Se sim, sua meta deve ser compatível com essa determinação. Depois: Eu tenho os meios pra alcançar essa meta? Se sim, então sua meta é realista. Se não, você talvez tenha que entender um pouco melhor sobre seu objetivo para que você possa encaixá-lo na sua realidade.

5. Tenha um prazo para sua meta!

Prazos existem por um motivo: Eles criam senso de urgência. E isso é extremamente útil na execução das metas. Quando algo se torna urgente, os esforços para que aquilo se cumpra são maiores, assim como a determinação para se alcançar determinado fim.

Pense assim: Digamos que você queira 10 kg pois está um pouco acima do peso. Você vai trabalhar pra isso, mas não tem incentivo pelo tempo, então a intensidade pode não ser tão alta. Se, no entanto, você quiser perder 10 kg em 2 meses, a carga de exercícios terá que ser maior devido ao senso de urgência em cima dessa meta que você traçou.

As pessoas costumam ver o tempo como o inimigo, mas na realidade ele é um dos maiores aliados do empenho e da dedicação!

Conclusão

Metas foram feitas para serem batidas. E com a metodologia SMART você irá batê-las em grande estilo. Com a devida atenção prestada aos fatores citados anteriormente, você será capaz de criar metas inteligentes que, além de serem ótimos objetivos estratégicos, também serão bons desafios para seu desenvolvimento.

Seja no ambiente profissional, empresarial ou pessoal, as metas criadas através do método SMART serão a diferença entre um planejamento bem executado e uma tentativa fracassada de ser maior. Não dá mole!

Quer ter acesso a outros artigos tão úteis quanto esse aqui? Então CLICA AQUI e aproveita!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20