Modelo Canvas: O Guia Completo para estruturação de empreendimentos


Você tem uma ideia pra um empreendimento e não sabe por onde começar? Como organizar todas essas informações, dados e ideias? Nós conhecemos esse sentimento, já passamos por isso e nós temos a ferramenta ideal que pode e irá te ajudar DEMAIS a acabar com esse problema!

Lhe apresentamos o modelo Canvas para estruturar negócios! Com ele, você é capaz de organizar suas ideias, suas necessidades e informações em sessões separadas, facilitando muito a visualização!

Quer saber mais? Então, vem cá!

Porque fazer um Canvas?

O modelo de estruturação Canvas é extremamente útil para organizar informações e ideias quando você quer abrir um negócio totalmente novo ou facilitar a visualização do que acontece na sua empresa quando ela já existe e está em funcionamento.

Definitivamente, o modelo Canvas é a melhor saída para construir seu negócio e melhorar o funcionamento do mesmo. Se você quer saber o porquê disso, a gente já te explica, com 4 motivos bem simples: Planejamento, Visualização, Acessibilidade e Organização. O que significa isso? Vai saber agora!

Motivo 1: Planejamento

Com o modelo Canvas, você se torna capaz de compreender os melhores caminhos e saídas à sua disposição na estruturação do seu negócio. Com a ferramenta, é possível planejar de maneira efetiva onde sua empresa vai estar presente, com que produto, para quem e etc. Planejamento é essencial e o Canvas é uma mão na roda pra isso!

Motivo 2: Visualização

Depois de completo, o modelo Canvas se torna referência para observar todos os dados e informações de forma prática, simples e visual. O design que se usa no template (que nós vamos te mostrar já já!) facilita muito para que todos possam compreender de forma rápida o que o Canvas demonstra!

Motivo 3: Acessibilidade

O modelo Canvas é facil de entender e fácil de executar. Em poucos passos você consegue entender o que ele pede e confeccionar seu próprio modelo Canvas personalizado. É por isso que nós recomendamos! Porque é tão simples, mas ao mesmo tempo é muito efetivo.

Motivo 4: Organização

Seguindo o modelo de negócios Canvas e seu design básico, todas as infos que você tem ficam organizadas em setores específicos e detalhados, de forma que tudo fique bem estruturado e ordenado de acordo com as etapas do negócio. Muitos empreendimentos e empresas tem seus planejamentos baseados no Canvas por isso!

Como fazer um Canvas?

O modelo Canvas segue uma lógica de etapas. Cada uma delas (que serão citadas daqui a pouco) tem sua importância e alguns requisitos para serem preenchidos, sempre seguindo a ordem correta (Indicada pelas setas no modelo abaixo). Os dados de cada uma delas são preenchidos no esquema para facilitar a visualização.

Template do Modelo de Negócios Canvas

Como construir cada etapa do Canvas?

Passo 1: Segmentos dos Clientes

Nessa etapa analisamos o público-alvo do empreendimento. Quem é o seu público-alvo? Do que ele gosta? Como se comporta? Quais suas preferências? Essas informações são cruciais no Canvas para QUALQUER empreendimento que queira ser bem sucedido. Ninguém consegue vender se não souber PARA QUEM vender.

Passo 2: Relacionamento com Clientes

Aqui colocamos fatores que atraiam seu cliente e os fidelizem. De que maneira pode-se fazer isso? Quais estratégias podem se utilizadas? Como se comunicar com o cliente para que ele volte a comprar com você? Se relacionar com quem já comprou, além de fidelizar, pode te garantir outros clientes. Atente-se a isso!

Passo 3: Canais

Nesse segmento, organizamos os canais de comunicação. Por onde você vai divulgar sua marca? Se comunicar com seu público? Os meios por onde você se relaciona é tão importante quanto a relação em si! Estar presente na rede errada (onde seu público não está) pode ser um problemão para o seu negócio!

Passo 4: Proposta de Valor

Aqui irão ser colocados os fatores referentes aos produtos. Pergunte-se se ele cobre as necessidades dos clientes, se é lucratividade pra você, se ele é capaz de resolver os problemas que propõe. Qual o impacto que seu produto terá no mercado? O produto é seu carro-chefe: Se ele não tiver qualidade, o resto não funciona.

Passo 5: Atividades-Chave

A partir daqui as coisas ficam mais técnicas. Nessa etapa você irá descrever os processos do seu negócio. Como ele funciona? Como seu empreendimento produz? Quais são os valores envolvidos em todos esses processos? Entender o funcionamento do seu negócio é essencial para traçar estratégias e aprimoramentos.

Passo 6: Recursos-Chave

Nessa etapa, precisamos entender o que você precisa para atuar. Que insumos, máquinas e ferramentas você precisa? Precisa de uma reforma na infraestrutura? Que burocracias estão no caminho? Sua equipe é capacitada? Esses são fatores que você precisa obrigatoriamente realizar para seu empreendimento funcionar corretamente.

Passo 7: Parceiros-Chave

Aqui analisamos quem pode oferecer algo para seu empreendimento, sejam eles bens ou serviços. Quem são seus fornecedores? Você tem terceirizados (empregados assalariados)? Quem são seus fornecedores críticos (aqueles que se der algum problema, seu negócio sofre)? Essa etapa é essencial para o melhor planejamento da empresa.

Passo 8: Estrutura de Custos

Essa etapa é uma das mais técnicas. Aqui será necessário listar os custos fixos (independem da quantidade produzida: Salário, aluguel e etc) e os custos variáveis (Dependem do produzido: Insumos, ferramentas e etc). Se essa parte não for bem feita, alguns custos podem escapar e atrapalhar o planejamento no longo prazo.

Passo 1: Fontes de Receitas

Aqui coloca-se a fonte de renda do seu empreendimento. Qual o preço do seu produto? Que formas de pagamento você disponibiliza para o público? Afinal de contas, você só está fazendo isso tudo para gerar receita. Não adianta você organizar seu empreendimento sem pensar na parte principal, não é?

Conclusão

Agora sim! Você tem um modelo de negócios Canvas completo na sua mão, só falta você aplicar isso à sua ideia ou empresa. Tá esperando o que? Os lucros não vão aparecer sozinhos! Entregamos à você uma ferramenta iradíssima pra que você tenha seu trabalho facilitado, mas o principal vai sair de você! Mãos à obra!

Quer ter acesso a outros artigos muito legais sobre gestão, marketing e mais? Então clique AQUI e aproveite!


© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20