Novas tecnologias e o futuro do ser humano.


Os futuristas podem expor algumas visões assustadoras e emocionantes para o futuro das máquinas e da ciência que aprimoram ou substituem atividades e produtos próximos e queridos para nós. Ser transportado de um local para outro pode estar a apenas algumas décadas de distância, mas ainda não se tornou possível.


Invenções como o videocassete que antes eram de alta tecnologia se tornaram obsoletos antes de muitos de nós aprendermos a usar um. E quem sabia que trabalhar com átomos e moléculas se tornaria o futuro da tecnologia? Os futuristas, é claro. A previsão do futuro da tecnologia é para os sonhadores que desejam inovar em melhores ferramentas e claro, para as pessoas comuns que irão se beneficiar delas.


Muitas invenções nascem no laboratório e nunca chegam ao mercado consumidor, enquanto outras evoluem além do ritmo de impor boas regulamentações sobre seu uso. A seguir vamos ver muitas coisas estranhas e absurdas, mas gostaria que você parasse para pensar, será que nos tempos das grandes navegações alguém pensava que poderíamos voar?


TURISMO ESPACIAL

A exploração espacial sofreu alguns impactos no século XXI, com cortes nos EUA e em outros orçamentos de programas espaciais internacionais.


Mas o cenário mudou repentinamente quando o setor privado começou a entrar no jogo, o bilionário Elon Musk foi o pioneiro desbravador deste mercado dominado por governos.


Fundando a Space Ex, Elon começou as suas façanhas na indústria, conseguiu diminuir os custos absurdamente e cobrar apenas 1/5 do que a sua maior rival. Ou seja, cada foguete lançado pela ULA(United Launch Alliance) por 400 milhões de dólares era lançado pela SpaceX por 80 milhões de dólares.


Isso foi possível graças à solução que Elon deu ao mercado, no caso os foguetes eram muito caros, para serem construídos, era necessária uma cadeia de produção imensa, assim tendo que remunerar os lucros dos fornecedores dos fornecedores dos fornecedores...


A solução encontrada foi simplesmente fabricar os próprios componentes, e assim o preço abaixou muito. É claro que ainda estamos longe de poder comprar o serviço para dar uma volta na terra, afinal a demanda não deve mudar muito só pelo fato de em vez de 400 milhões serem 80 milhões não é?


Mas há de se enxergar, qual a direção essa indústria está seguindo, não estamos falando só de passeios turísticos na lua, ou uma volta no planeta, estamos falando de colonização de Marte, mineração de asteroides, etc.


Então, mesmo com as crises econômicas mundiais deste século, indivíduos e empresas do setor privado também planejam continuar mirando as estrelas e permitir que as pessoas comprem seus próprios bilhetes de exploração espacial.


Alguns futuristas das décadas passadas ficariam surpresos ao ver que as viagens espaciais para todos os homens não são comuns, mas para alguns aventureiros ricos, não são mais coisas de ficção científica. Talvez as viagens deles ajudem a reduzir os custos para o resto de nós.


Empresas como a Virgin Galactic, a SpaceX e até a Blue Origin da Amazon, querem tornar toda essa indústria realidade.


TRENS ULTRA RÁPIDOS

Outra empresa apoiada por Elon Musk, o Hyperloop é um sistema de transporte subterrâneo de alta velocidade que está sendo construído e testado atualmente nos Estados Unidos.


Odeia viajar? Imagine seu vagão de trem atravessando um túnel na mesma velocidade que um avião comercial a jato.

O sistema Hyperloop leva passageiros de "trem" viajando a até 1223,1 km / h através de um tubo de vácuo, impulsionado por ar comprimido e motores de indução.


A primeira rota planejada irá de Los Angeles a São Francisco. Outra rota está planejando ir de Nova York a Washington D.C. em 29 minutos, em vez das 2 horas e 56 minutos necessários no momento. Os trens ultrarrápidos que passam no subsolo e debaixo d'água podem revolucionar não apenas o transporte público, mas também as viagens internacionais. Imagine poder acelerar de um país para outro no mesmo tempo que atualmente leva para viajar entre cidades.


IMPRESSÃO 3D


Não estamos em um mundo onde existem replicadores de Star Trek em que podemos criar o que quisermos do nada. Mas a tecnologia de impressão 3D está surgindo rapidamente e as empresas já estão experimentando imprimir alimentos!


A impressão 3D também está decolando em outras áreas. Desde a criação de peças de avião e veículo, juntas de substituição para quadris ou peças para um jogo de tabuleiro, ela ainda tem um enorme potencial para mudar nossas vidas nos próximos anos.


Os materiais usados para imprimir também estão evoluindo e agora incluem grafeno "mais leve que o ar", mas 10 vezes mais forte que o aço.


Então podemos esperar um mundo em que possamos imprimir quase qualquer coisa de casa!


Como seria o supermercado por exemplo? Ao invés de comprar a carne no mercado, você irá comprar o código da empresa que vende carne, bastará executar o código na sua máquina e pronto. Muito futurista?


Estamos falando de praticamente todas as indústrias do mundo passando pela disrupção causada pela indústria da impressão 3D aliada com a nanotecnologia, desde alimentos até a construção civil.


NANOTECNOLOGIA

A tecnologia no nível nano, ou nanotecnologia, permite uma precisão inacreditável e uma maneira de copiar o trabalho da natureza em seu funcionamento mais básico, mas quão pequeno é um nano?


De acordo com a Iniciativa Nacional de Nanotecnologia, uma folha de papel tem 100.000 nanômetros de espessura e existem 25,4 milhões de nanos em 1 polegada. Um nanômetro é um bilionésimo de metro! Como isso afeta a tecnologia e o futuro?


Em quase todos os campos, a nanotecnologia está sendo usada para inovações em engenharia, dispositivos médicos, imagem, computação e muito mais.


A nanomedicina é uma área que experimenta um crescimento rápido e dramático. Como muitas doenças e distúrbios no corpo ocorrem no nível celular e crescem conforme regido pela formação da composição genética, a nanotecnologia tem a capacidade de tratar na própria raiz da doença, e não depois que ela se espalha por todo o corpo.


Pode ser preventivo e curativo, porque o tratamento atinge os centros de controle mais estreitos e mais minúsculos. Neurocirurgia e terapia gênica são apenas duas áreas dentro dos nanomedicina que são particularmente adequadas à este campo.


Então, será que vai chegar um dia em que o ser humano possa simplesmente viver para sempre? Com robôs microscópicos reconstruindo as suas células, eu não duvidaria.


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

E para fechar com chave de ouro, a Inteligência Artificial(IA).


A IA está à nossa volta. Está em máquinas, robôs e até em nossos smartphones. Você encontrará assistentes de voz como Siri, Alexa e Google Assistant já no seu telefone e eles já estão tentando provar até que ponto a IA já chegou. A IA poderia, eventualmente, encontrar seu caminho em coisas como servidores robóticos, escrevendo nossas notícias ou até substituindo representantes de atendimento ao cliente.


Praticamente todas as indústrias do mundo vão ser impactadas com essa inovação, os transportes com caminhões e carros autônomos, o varejo, a logística, etc. Vamos apenas esperar que eles não dominem o mundo!


CONCLUSÃO


Sabemos que todas essas inovações podem parecer muito longe de acontecer, principalmente para nós brasileiros que só temos acesso à tudo com atraso, mas para não perder as esperanças, existem várias inovações ocorrendo aqui mesmo.


Uma prova disso foi um episódio de SharkTank, no vídeo uma neuroengenheira com certeza irá surpreender você, ele está bem AQUI!


Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog, semanalmente escrevemos artigos sobre o mundo dos negócios para fazer o seu empreendimento decolar!

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20