O que é Plano de Negócios e quais os benefícios à sua empresa?

Olá a todos que acompanham nosso blog!


No texto de hoje, abordaremos o que para muitas empresas pode ser um diferencial entre o fracasso e a prosperidade!


Um Plano de Negócios é algo que um empreendimento de fato profissional necessariamente precisa ter em seu escopo de organização, e quando feito da forma correta, torna-se a pedra fundamental da construção de negócios sólidos, lucrativos e promissores.


Trata-se de um planejamento diretor que rege toda a estratégia e gestão de cada departamento ou aspecto organizacional de uma empresa, passando por todos os pilares necessários para construir um negócio estruturado, seguro, que tende a se fortalecer e gerar cada vez mais lucro!


E por isso este texto se propõe a explicar mais sobre Plano de Negócios e por que isso pode ser tão determinante para uma empresa?


Compreender a realidade inerente a cada empresa e cenário


Planos de negócios seguem uma estrutura e alguns princípios fundamentais, mas não se pode afirmar que um plano de negócios excelente para uma determinada empresa pode ser eficaz para uma concorrente ou mesmo para a mesma empresa só que em um outro contexto.


Cada empresa possui seu faturamento, caixa, número de funcionários, diferenciais estratégicos, história, localização, e cada contexto apresenta uma demanda, tecnologia, tendências comportamentais do público, diferentes, tudo isso muda o mix das melhores estratégias que uma empresa pode adotar.


Por isso, cada aspecto de uma organização incluído em um Plano de Negócios, seja o planejamento estratégico, o marketing, as operações e o financeiro, em tudo isso se leva em consideração o cenário, para estabelecer aquilo que de fato é possível e congruente para executar, avaliar e objetivar.


Planejamento estratégico - Direcionar a empresa


Você já percebeu que, ao estabelecer focos de concentração, objetivos, e uma missão, sentiu-se muito mais produtivo, motivado, e inclusive, mais consciente das decisões que você deveria tomar com base nisso?


Você não é o único a experimentar essa sensação. E em escala macro, isso também se aplica a sua empresa!


Missão, visão e valores são conceitos que ajudam o gestor, e cada departamento da empresa a estabelecer melhores diretrizes, objetivos e ações, otimizando dessa maneira cada recurso utilizado em prol de um único rumo ao crescimento.


Afinal, quando todos direcionam os seus esforços a uma mesma direção, a tendência é que o progresso seja muito maior do que o de diferentes iniciativas desgovernadas.


Por isso, implementar uma missão que reflita de fato o que a empresa agrega de valor ao cliente, uma visão que mostre aonde a organização almeja chegar e valores que sustentam premissas básicas com as quais o empreendimento se identifica, são algumas das importantes funções de um Plano de Negócios.


Plano de Marketing - vender mais e melhor


O que seria de uma empresa sem lucro e vendas?


Marketing é muito mais do que publicidade, trata-se na verdade de um conjunto de ações e estratégias cujo objetivo final é proporcionar maiores lucros para a empresa.


E se não há como uma empresa prosperar sem vender ou obter lucros, o marketing é um dos fatores principais de uma empresa rentável, por isso, valorize-o!


Analisar o mercado, os clientes, a concorrência, com dados, pesquisa e interpretação, tudo isso são elementos utilizados para desenvolver o posicionamento da empresa no mercado, trabalhado ao longo de um plano de negócios com os 4P's do Marketing, estabelecendo preço, praça, produto e promoção otimizadores, além de planos de propaganda marca e imagem que realmente trazem resultados.


Plano operacional - Processos otimizados e eficiência


Pessoas, processos, produção...


Esta é uma leitura simples, mas interessante da estrutura de operações de uma empresa... são pessoas que seguindo processos, executam tarefas objetivando produzir resultados, ou um produto final.


Parte de um Plano de Negócios é dedicada a encontrar melhorias nessas operações, encontrar gargalos e problemas críticos, buscando soluções para otimizar a produção, as relações com fornecedores e estudando as necessidades de pessoal.


Plano financeiro - Reduzir riscos e impulsionar o crescimento


Um empreendimento e cada fator alocado na produção constituem investimentos, com seus riscos e retornos esperados, e para mitigar os riscos, otimizar cada real em caixa e traçar o comportamento das finanças da empresa, é fundamental o controle financeiro.


O relatório Causa Mortis do Sebrae por si só já nos explica muito sobre a necessidade do planejamento financeiro quando observa-se que, respectivamente, 50% e 42% dos negócios que fecharam nos 5 primeiros anos de atuação não determinaram o valor do lucro pretendido e não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido


O registro de cada informação, a confecção de planilhas de organização financeira, demonstrativos financeiros, projeções de lucros, vendas e faturamento, fluxos de caixa, tudo isso ajuda a reduzir riscos e economizar recursos, proporcionando decisões mais assertivas.


Conclusão


Percebe como um plano de negócios é uma solução completa que pode mudar completamente o panorama de uma empresa a partir de cada um dos seus aspectos mais importantes?


De fato é um elemento que pode elevar o patamar de uma empresa, mas somente com a disciplina e dedicação para implementar todas as ações e continuar sempre aperfeiçoando os negócios.


A Opção Consultoria se propõe a tornar soluções como o Plano de Negócios disponíveis para empreendedores dos mais variados setores, sejam grandes ou pequenos, iniciantes ou experientes, oferecendo serviços de consultoria empresarial com este e outros serviços com um preço bem mais acessível do que a média do mercado.


Por isso, se você deseja de levar a segurança e a prosperidade que a gestão profissional pode proporcionar, para a sua empresa, entre e, contato conosco e peça já um diagnóstico gratuito!