5 técnicas de SEO para impulsionar sua marca na internet

Olá a todos os empreendedores aos quais me dirijo!


Em tempos de uma internet com cada vez mais conteúdo concorrendo para satisfazer o usuário, com mais e mais lojas de e-commerce vendendo os mesmos produtos, é fundamental ter sites e páginas otimizadas para estarem entre os primeiros resultados em sites de busca.


Isso já é algo bem perceptível empiricamente, mas os dados comprovam ainda mais, já que em média, o primeiro resultado orgânico (não pago) das buscas possui uma taxa de acessos de cerca de 30%.


Nesse contexto entra o SEO (Search Engine Optimization), que são diretrizes as quais se propõem a tornar páginas da internet mais relevantes dentro das ferramentas de busca.

Por isso, esse texto será dedicado a te ensinar 5 técnicas de SEO para impulsionar a sua marca na internet.


PESQUISA DE PALAVRAS-CHAVE


Palavras-chave são aquelas que definem o eixo central do texto, sendo que através dessas palavras, o usuário conseguirá chegar em seu artigo, ou site. Portanto, são fundamentais na construção de um site relevante.


Para definir as palavras matrizes do seu texto, é importante seguir critérios, alguns deles:


· Pertinência ao tema


· Volume de buscas


· Concorrência (quanto maior, mais difícil alcançar uma boa indexação)


· A finalidade do conteúdo


É evidente a finalidade de cada um desses critérios, exceto pelo último. Então, por que a finalidade do conteúdo é importante?


Esse ponto é necessário, pois existem diferentes tipos de pesquisa.


No caso de um blog, a finalidade é ajudar pessoas em dúvida, as quais ainda não chegaram em um nível grande de especificidades, enquanto uma loja virtual, precisará de uma palavra-chave mais específica, que tende a converter mais em vendas.


Por exemplo:


Quem está mais propenso a comprar, aquele que pesquisa “Notebooks Acer”, ou aquele que pesquisa “Notebook Acer Processador Intel I5 Placa de Vídeo GTX1080”?


O último já passou certamente por todo o processo de pesquisa e está determinado a comprar aquele aparelho.


É importante ter isso em mente, mas existem sites que podem te ajudar com os dados relativos aos outros critérios, como o Ubbersuggest, e o AnswerThePublic.


REFERÊNCIAS E LINKS EXTERNOS


Os motores de busca levam em consideração o número de sites, e o tamanho dos que fazem referência ao seu com links, de tal forma que as páginas com mais destes, e nos maiores sites, serão beneficiados na indexação.


Isso acontece, pois os indexadores entendem essas referências como votos de confiança de outras páginas, provas da autoridade que determinado site é em determinado assunto.


Para melhorar nesse quesito, procure por páginas que citam a sua empresa, ou o seu blog, e peça para que coloquem o seu link. Inicie uma boa relação com eles.


EVITE REPETIÇÃO DE PALAVRAS


Sites como Google, Bing, dentre outros, têm como o seu produto a pesquisa por conteúdo na internet.


Logo, para tornar esse produto mais refinado, possuem vários mecanismos para beneficiar os sites mais propícios a fornecer a melhor experiência ao usuário, e dentre esses artifícios, um deles é reconhecer as páginas que mais repetem palavras e desfavorecê-las.


Afinal, uma das experiências mais frustrantes na internet, é ler um texto repetitivo e com vocabulário fraco.


Esta dica serve não só para aumentar o tráfego, mas também para tornar os artigos ou páginas mais interessantes para o cliente, logo, mais suscetíveis a gerar resultados.


Existem ferramentas gratuitas na web que ajudam nessa tarefa, como o linguistica.insite.com.br, mas a simples releitura do texto já corrige muitos problemas.


URLs AMIGÁVEIS


É muito comum na internet vermos endereços de páginas estranhos, com letras e números que não fazem sentido, como www.meusite.com/ikxz99-at3key-z, ou mesmo aqueles gigantes, como "meusite.com/como-arrumar-minha-mala-sem-amarrotar-minhas-roupas-e-ainda-...".


Acontece que, além de aparentar falta de profissionalismo, tais URLs não são bem vistas pela inteligência artificial dos sites de busca.


Por isso, é importante elaborar tais endereços eletrônicos de forma direta, construindo uma semântica, e de preferência, que incluam as palavras-chave da página, evitando, números, acentos, e excesso de subdomínios, os trechos separados por barra.


VELOCIDADE DE CARREGAMENTO E OTIMIZAÇÃO MOBILE


Estes são fatores mais técnicos, mas é importante conferir com o profissional responsável se o site responde de forma rápida aos comandos, e se sua versão para dispositivos móveis é eficiente.


Seguindo a tendência de tentar fornecer a melhor experiência ao usuário, os buscadores também darão preferência aos sites com as melhores reações na web, com carregamento rápido e que se comportem bem em sistemas de smartphones.


Por isso, todo esse quesito também é muito relevante na otimização para motores de busca.


A partir daí, o dono do site deve procurar plataformas rápidas, redução do tamanho de imagens, e serviços que levem esse aspecto em consideração.


Essas foram as cinco dicas para aumentar o tráfego adquirido organicamente na web, mas antes de concluir, ainda mostrarei, como bônus, um importante fator a se levar em consideração para não correr risco de ver todo o trabalho de SEO perdido em vão.


CUIDADO COM O BLACK HAT


Black Hat são técnicas também aplicadas para adquirir vantagem nos indexadores de sites, mas que se aproveitam de brechas do sistema, manipulam as regras, e não estão de acordo com os bons costumes de SEO e aprimoramento da experiência do usuário.


Práticas como, pagar por links externos em geral, duplicar conteúdo, escrever conteúdo oculto no fundo do site, dentre tantas outras técnicas, podem comprometer todo o futuro do seu projeto, visto que a punição para black hat é a perda de muitas posições, ou mesmo, a retirada do seu site dos mecanismos de busca.


Alguns artifícios acabam sendo utilizados ingenuamente por muitos donos de site que não sabiam que os mesmos eram passíveis de punição, dada a sutileza de algumas manobras.


Por isso, é importante se atualizar quanto as regras e conferir periodicamente o Google Search Console, para verificar se o site está sofrendo sanções.


CONCLUSÃO


Caros amigos, essas são algumas das técnicas de SEO mais utilizadas, que podem se tornar grandes aliadas da sua empresa no mundo digital, além de um pouco daquilo que você precisa evitar para crescer nesse novo universo de possibilidades que é a internet, de forma sustentável e segura.


Espero que tenham gostado! Caso estejam interessados em mais dicas para negócios, visite nosso blog! Para contratar nossos serviços e elevar sua empresa a um outro patamar, contate-nos no site.

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20