As 5 vantagens proporcionadas por uma análise de concorrência

Olá a todos os empreendedores e empreendedoras!


Como todos vocês devem saber, uma empresa somente se torna bem sucedida em seu mercado, ao adquirir vantagem competitiva.


Ou seja, são os diferenciais os quais a empresa possui em relação as suas concorrentes que permitem que ela tenha uma parcela estável de clientes e bom faturamento.


E nisso se enquadra, desde um preço mais baixo, até um status de poder que a marca pode conferir.


Por isso, o objetivo desse texto, é esclarecer de que formas uma análise de concorrentes pode proporcionar as vantagens das quais a sua empresa necessita.


Compreender o cenário competitivo do mercado


Um dos primeiros passos de uma análise de concorrência é determinar o ambiente competitivo do mercado no qual a empresa atua.


Pesquisando pela concorrência direta e indireta, observa-se a concentração do mercado e a parcela de domínio que cada empresa possui sobre o mesmo.


Entender isso é fundamental para que o empreendedor compreenda o papel que a sua empresa desempenha naquele setor, e possa pensar em maneiras de melhorar esse quadro.


Mas principalmente, é entendendo essa dinâmica do mercado que a empresa poderá definir a estratégia de precificação mais adequada.


Afinal, imagine quantos clientes uma empresa em uma situação de ampla e forte concorrência, com guerra de preços, poderia perder ao colocar altas taxas de lucro em seus produtos?


As vendas sequer seriam efetivadas, os clientes recorreriam aos concorrentes, e o estoque ficaria estagnado, gerando prejuízo.


Eliminar desvantagens


Considerando que as empresas que adquirem vantagens competitivas são mais propícias a prosperar e conquistar o mercado, os empreendimentos devem buscar reduzir as vantagens da concorrência.


Mas não é sabotar outros negócios ou executar manobras antiéticas.


Reduzir essas vantagens, trata-se de entender os concorrentes, conhecer o que dá certo no negócio deles, por qual motivo, e se há alguma forma de adaptar isso a sua empresa.


Afinal, se ambos os negócios passam a ter uma determinada característica, ela deixa de ser o ponto fraco de um e a vantagem do outro, o que tende a reduzir as chances de haver algum desequilíbrio desfavorável no mercado.


Inovar e adquirir forças


Da mesma forma que a empresa pode igualar as vantagens alheias, ela também pode construir as suas forças observando a concorrência.


O que há de errado no modelo de negócios deles? Em que aspectos eles deixam os clientes a desejar?


Aprender com os próprios erros é fundamental para evitar que eles se repitam, mas entender aonde está o fracasso em cada empresa do setor, é acumular as mais variadas experiências para antecipar problemas e jamais permitir que eles ocorram.


E não é só isso, a partir do momento em que o negócio oferece uma melhor experiência, simplifica processos e conserta o que há de errado nos rivais, ele adquire uma vantagem competitiva.


Pode ser a capacidade de ter preços mais baixos de forma sustentável, a qualidade no atendimento, ou o que for. Algo que é útil para o cliente e não é praticado pela concorrência, gera valor e a consequente atenção e preferência do mercado.


Empreendimento modelo e referências


O mercado está cheio de grandes ideias, empresas que passaram por situações similares e hoje são gigantes em seus setores, e outros bons exemplos a serem seguidos.


Seguir premissas e modelos de negócios consagrados, adaptando ao contexto da empresa, é reconstruir o caminho que levou outros empreendimentos ao sucesso.


Portanto, conhecer os casos de sucesso e obter referências é um outro grande benefício de olhar para a concorrência e para as empresas que constituem o mercado.


Parcerias


Negócios concorrentes não são inimigos. São empresas que disputam recursos e partes da clientela, mas ainda assim, isso não implica em uma relação necessariamente tensa.


Parcerias estratégicas e vantajosas podem ser feitas com concorrentes indiretos, por exemplo, trocando conceitos, complementando produtos ou serviços oferecidos.


Existem muitas possibilidades, por isso, não custa nada manter um bom relacionamento com a concorrência.


Afinal, nunca se sabe como será o futuro, as oportunidades ou ideias que podem aparecer.


Conclusão


Percebeu a tamanha importância de observar a concorrência e os benefícios que isso pode proporcionar para a sua empresa?


Sem dúvidas, conhecer as boas e as más práticas dos concorrentes por si só já coloca a empresa em vantagem comparando aos que não fazem isso.


Espero que sim, e que também esteja interessado em buscar mais conteúdo e informação no nosso blog! Caso esteja interessado em elevar o nível de gestão e profissionalismo em sua empresa, contate-nos em nosso site!

© 2019 Opção Consultoria - CNPJ: 02.744.184/0001-20